Redes sociais

Notícias

Aos 9 anos, skatista mirim se prepara para disputar campeonato na Austrália: ‘É uma diversão’, diz pai

Publicado

em

Nesta terça-feira (21) se comemora o Dia Mundial do Skate, e em Itapetininga tem um menino de apenas 9 anos que já ganhou vários campeonatos do esporte na cidade e região.

Zion Furegato, que nasceu na Austrália, mora em Itapetininga desde os 6 anos e sonha em se tornar um skatista profissional. “Craque” nas manobras com o skate, agora ele se prepara para disputar um campeonato na Austrália.

Segundo o pai de Zion, Ricardo Furegato, o menino começou a se interessar pelo esporte aos 5 anos. Com o incentivo do pai, ele chegou a participar de um campeonato na Austrália enquanto ainda morava no país e ficou em 10º lugar.

“Eu vou orientando da forma que acho melhor para ele. Ele ainda é uma criança, então vamos aprendendo juntos”, disse Ricardo.

Segundo a família, quando Zion já estava no Brasil, a Associação Australiana de Skate o convidou para participar do Campeonato Nacional da Austrália, pois acompanhava a criança pelas redes sociais.

Na época, a família fez uma campanha na internet para arrecadar o valor para pagar os custos da viagem. Zion chegou a conseguir o dinheiro necessário, mas Ricardo contou que o visto dele não saiu no período necessário e o filho perdeu o campeonato.

“Nós ficamos tensos e positivos, mas infelizmente não deu certo”, afirmou o pai.

Zion começou a andar de skate aos 5 anos na Austrália — Foto: Arquivo pessoal

Zion começou a andar de skate aos 5 anos na Austrália — Foto: Arquivo pessoal

 

Segundo Ricardo, o visto dele saiu três meses após o campeonato. Agora, eles vão usar o dinheiro arrecadado com a campanha para a próxima viagem à Austrália, que será nas duas primeiras semanas de janeiro. Dessa vez, o campeonato é uma classificatória para disputar o Nacional.

De acordo com o pai, Zion venceu todos os campeonatos que participou na categoria dele, incluindo a seletiva para o Brasileiro, a primeira etapa do Paulista e outras disputas regionais.