Redes sociais

Jornal do Meio Dia

Leandro Feichtemberg – Diretor do IBGE em Itapetininga fala ao Jornal do Meio Dia sobre o Censo Demográfico que começa nesta segunda-feira (01)

Publicado

em

O Jornal do Meio Dia recebeu nesta quarta-feira (27), Leandro Feichtemberg – Diretor do IBGE na cidade de Itapetininga. Feichtemberg falou sobre a Coleta de dados do Censo Demográfico realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que após doze anos, começa na próxima segunda-feira (01). A maior pesquisa do país é realizada a cada virada de década. No entanto, devido à pandemia de Covid-19 e falta de recursos, a coleta foi atrasada em dois anos.

Além de atualizar a contagem da população brasileira, o Censo produz informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos nas mais diversas áreas, com base no novo retrato do Brasil.

Cerca de 180 mil recenseadores vão visitar até outubro, mais de 70 milhões de domicílios em todos os 5.568 municípios. Além da entrevista presencial, de porta em porta,  a população poderá responder à sondagem via internet ou telefone. O Censo 2022 terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população. 180 agentes censitários vão auxiliar aqueles que precisarem de ajuda para preencher o questionário via internet ou telefone.

Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores, as equipes do IBGE vão seguir protocolos sanitários contra a Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.

Todos também vão estar uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE e a população poderá confirmar a identidade do entrevistador pelo site ou telefone do Instituto. Feichtemberg enfatizou a importância da colaboração de todos os  munícipes para que recebam os recenseadores e respondam a pesquisa, “porquê com os dados coletados no Censo 2022 será possível investir corretamente os recursos dos impostos e dos repasses federais em prol da população”, reconhece.