Jornal do Meio Dia
SESI Itapetininga recebe programação cultural imperdível em novembro e exposição sobre diversidade cultural
O SESI Itapetininga se prepara para uma semana de intensa celebração cultural com eventos imperdíveis que envolvem música de qualidade e uma exposição que reflete as influências de diferentes culturas no Brasil e nos Estados Unidos. O “Itapê Cultural” e a exposição “Herança Compartilhada” prometem movimentar a cidade entre os dias 28 de novembro e 9 de março, oferecendo ao público uma rica experiência artística. E para falar sobre esses assuntos o Jornal do Meio-dia recebeu o Coordenador de qualidade de vida – Marcelo Moschetto.
Itapê Cultural: Shows de Almir Sater, Bachiana Filarmônica SESI-SP e Yassir Chediak
Nos dias 28 e 30 de novembro, o SESI Itapetininga se transforma em um verdadeiro templo da música. A programação começa no dia 28, com a apresentação da Bachiana Filarmônica SESI-SP, regida pelo maestro Wallas Pena, que trará um repertório clássico de alto nível. A abertura dos portões será às 18h30, e a apresentação começa às 20h, no ginásio externo coberto do SESI.
No dia 30, o SESI Itapetininga recebe o cantor Almir Sater, um dos maiores nomes da música brasileira, que se apresenta às 20h no campo do SESI. O evento conta ainda com a participação de Yassir Chediak, que fará a abertura do show, às 18h30, com seu espetáculo “Roda de Viola”, prometendo emocionar o público com canções de saudade e aconchego, como “É o Amor” e “Chalana”.
Com entrada gratuita, os ingressos devem ser reservados pelo Meu SESI e podem ser retirados até 15 minutos antes do início de cada apresentação. O evento é uma oportunidade única para os amantes da música, com espetáculos que abrangem desde o erudito até o melhor da música popular brasileira.
Exposição “Herança Compartilhada”: Um Olhar sobre as Culturas do Brasil e dos Estados Unidos
Já a partir do dia 30 de novembro, o SESI Itapetininga abre as portas para a exposição Herança Compartilhada, que ficará em cartaz até 9 de março de 2025. A mostra apresenta 28 fotografias que exploram as influências africanas, indígenas, europeias e as imigrações recentes no Brasil e nos Estados Unidos.
A exposição conta com fotos históricas e contemporâneas, capturadas por renomados fotógrafos brasileiros e norte-americanos, como André Cypriano, Denise Camargo, Dudley Brooks e Tyrone Turner. A curadoria, realizada por João Kulcsár, busca promover uma reflexão sobre a formação sociocultural dos dois países e suas populações indígenas, afrodescendentes e imigrantes, incentivando o respeito e a compreensão mútua.
A abertura oficial da exposição será no dia 29 de novembro, às 19h, no foyer do Teatro do SESI, com entrada gratuita e classificação livre. A mostra poderá ser visitada durante a semana, com horários flexíveis para o público em geral e agendamento para escolas e grupos interessados.