Redes sociais

Notícias

Itapetininga realiza Megamutirões da Campanha Nacional de Vacinação

Publicado

em

A Prefeitura de Itapetininga realiza, a partir do próximo sábado, dia 13, até 03 de setembro, uma série de Megamutirões de Multivacinação aos sábados em todos os postos de saúde da área urbana, das 9 às 14 horas, com a aplicação de todas as vacinas disponíveis na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, iniciada no último dia 8.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação também seguirá no município de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, em todas as unidades de saúde. A orientação é para que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Os objetivos dos Megamutirões são ampliar as coberturas vacinais no município, especialmente contra a Poliomielite para as crianças com idade entre 01 e menores de 5 anos, e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

A mobilização nos postos de saúde da área urbana será realizada aos sábados, até o dia 03 de setembro. Já nas unidades de saúde da zona rural, a ação será feita no dia 20 de agosto, também das 9 às 14 horas.

As vacinas que estarão disponíveis nos postos são contra a poliomielite, hepatite, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, difteria, meningite, entre outras.

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A campanha de vacinação coincide com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.