Notícias
Inverno, que começa hoje, deve ser de pouca chuva e temperatura acima da média
O inverno divide opiniões entre a população: uns amam, outros detestam. Esse período é marcado pela queda das temperaturas e pela ocorrência de dias mais curtos e noites mais longas. Na região de Itapetininga, segundo o Climatempo, as temperaturas durante a primeira semana da estação se mantém entre 13ºC e 27ºC , sem previsão de chuva. Apenas no domingo (26), a temperatura cai e os termômetros devem registrar 10ºC, mas, sem chuvas.
Além de menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se também pelas incursões de massas de ar frio, provenientes do sul do continente, que provocam queda acentuada da temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22ºC. Com isso, pode ocorrer formação de geadas e inversões térmicas no período da manhã, como nevoeiros e/ou névoa úmida, que reduzem a visibilidade, impactando estradas e aeroportos. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é de um inverno menos chuvoso, e com a diminuição da umidade relativa do ar há risco maior para incidência de queimadas, bem como o aumento de doenças respiratórias.
Para o mês de julho, a expectativa é de mais duas ondas de frio intenso, sendo uma nos primeiros 15 dias e outra na segunda quinzena do mês.
No mês de agosto, os meteorologistas informam que deve vir apenas uma onda de frio intenso, porém, essa deve ser a mais forte de todo o inverno, inclusive com possibilidade de geadas para a região.
Já para setembro, o último mês do inverno, os meteorologistas dizem que não há nenhuma previsão anormal de frio, além das temperaturas baixas no começo da manhã e da noite.
Além do frio, os meteorologistas destacam uma onda de calor que deve acontecer em setembro antes mesmo da chegada da primavera. O inverno vai até o dia 22 de setembro.