Destaques
Obras de arte em mosaico retratam a Via Sacra no Horto Religioso
Com a revitalização do Horto Religioso, a Via Sacra teve de ser reconstruída, os painéis produzidos em mosaico que retratam o trajeto percorrido por Jesus carregando a cruz desde Pretório até ao Calvário onde faleceu, estão em fase final e exibem qualidade técnica e beleza exuberante que chamam atenção até de longe com suas cores vivas e brilhantes.
O Ateliê-escola de Mosaico do Projeto Âncora, de Cotia (SP), que foi escolhido para fazer a confecção dos mosaicos, produz artes em mosaicos há 25 anos. A arquiteta Regina Steurer, proprietária do Ateliê, conta que cada painel confeccionado para a Via Sacra do Horto tem cerca de duas mil peças (tesselas), sendo que cada peça leva cerca de 3 minutos para ser confeccionada.
Todo o trabalho de confecção dos 15 painéis produzidos especialmente para o Horto, começou em setembro do ano passado. Primeiro os desenhos são feitos por um artista, depois cada peça é confeccionada, em seguida são montados os “pedaços” dos painéis (cerca de 6, 7 pedaços cada painel) para então serem “colados” na tela de construção civil.
Anderson Augusto, artista responsável pelos desenhos conta que selecionou cores com pontos de luz em laranja, amarelo limão e dourado porque a ideia é passar uma mensagem de esperança mesmo na dor do martírio de Jesus, no sacrifício e na tortura que ele sofreu. “Já na Via Sacra a gente encontra sinais da Ressureição que é aquela luz que perpassa por todas as estações”.
Os materiais dos painéis são constituídos por pastilha de vidro, cerâmica e azulejo e cada painel pesa cerca de 20 quilos. Algumas cores dos mosaicos não são encontradas no mercado, sendo necessária encomenda em uma fábrica em São Paulo.
O Ateliê já fez trabalhos reconhecidos nacionalmente, como o mosaico do “Santuário do Pai das Misericórdias”, localizado na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), que reproduz a parábola do filho pródigo e tem 27 metros de altura e 730 metros quadrados, sendo esse o maior trabalho já feito pelo Ateliê.
Além disso, o Projeto Âncora que “transforma caos em beleza”, também é sinônimo de inclusão social. Em Cotia, a entidade tem um importante papel na formação da população da região. Oficinas são oferecidas a donas de casa, domésticas, e também à moradores de ruas, que tenham interesse em aprender as técnicas de confecção de mosaicos.
Agora começarão os trabalhos para a confecção dos painéis da Via Lucis ou “Caminho da Luz” no Horto Religioso. Na Via Lucis, percorrem-se 14 estações com Cristo triunfante desde a Ressurreição de Jesus até Pentecostes.