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Jornal do Meio Dia

CPFL regularizou 49 ligações clandestinas na região de Itapetininga de janeiro a agosto de 2022

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Todos os anos, a CPFL Santa Cruz tem a missão de trabalhar no combate às fraudes e furtos de energia, os chamados “gatos”. Por uma questão de segurança da população, além de instabilidade no fornecimento de energia e perda de arrecadação de impostos importantes para manter serviços públicos no município, a empresa investe fortemente para melhorar os índices de energia fraudada em suas cidades de atuação.

Apenas em 2022, de janeiro a agosto, a CPFL Santa Cruz identificou e regularizou 49 ligações clandestinas em cinco cidades que contemplam a região de Itapetininga. O número foi 23% maior que no mesmo período de 2021, quando a empresa encontrou 64 fraudes.
Para Victor Rios Silva, gerente de Recuperação de Energia da CPFL, “o resultado é fruto de uma estratégia de longo prazo e faz parte do trabalho contínuo da empresa, com investimentos em novas tecnologias, treinamento de equipes e processo de monitoramento e análise.”

Para os projetos de blindagem, medição e regularização de clientes clandestinos, a CPFL prevê um investimento de mais de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos, o maior valor voltado para ações contra furtos e fraudes realizado pela concessionária.

Entre as ações da companhia para minimizar os impactos do furto de energia, está a instalação de caixas blindadas que permitem apenas o acesso de técnicos da CPFL e possuem medidores inteligentes, com o consumo lido de maneira digital, à distância. Assim, a empresa evita a reincidência da irregularidade, diminui o número de inspeções necessárias e, por consequência, de regularização.

Além das caixas blindadas, a empresa investe fortemente em inteligência artificial e sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, o que resulta em maior assertividade do trabalho da distribuidora em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também trabalha em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.

Entre as cidades com mais casos de fraudes, Itapetininga lidera o ranking com 41 casos, seguida por São Miguel Arcanjo (11) e Sarapuí (2).

“Gato” deixa a conta mais cara. A CPFL Santa Cruz reforça que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas e prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento de energia. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.

As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma “perda comercial”, e parte deste valor compõe a tarifa de energia. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.

Denuncie. Clientes da CPFL Santa Cruz podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br .

Dados da CPFL Santa Cruz. Em todas as cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz (46 municípios), a empresa identificou 194 fraudes em 2022, 6,7% menor que no mesmo período de 2021, quando foram 208 casos.

A CPFL Energia foi reconhecida pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) com o selo Pró-Ética, edição 2020/2021, que destaca as empresas que adotam, de forma voluntária, medidas de integridade voltadas para a prevenção, detecção e resolução de atos de corrupção e fraude.