cultura
Aniversário de Itapetininga: memória ferroviária faz parte dos 252 anos da cidade
As linhas férreas surgiram no país com a chegada da Família Real, em 1850. No interior de São Paulo, o sistema de transporte ganhou espaço em 1875, por um conjunto de empresas e fazendeiros interessados em sanar problemas de logística, até então feita majoritariamente por escravos, explica o arquiteto e mestre em Planejamento e Gestão de Território Igor Chaves.
Apenas em 1890 a ferrovia chegou a Itapetininga, 20 anos após a SP Railway estabelecer a malha ferroviária na capital paulista. “A política de trazer as rodovias é nova, comparada com outros países. Data-se que a primeira estação de Itapetininga seja a Estação do Morro do Alto – que dá nome ao distrito -, construída em 1895″, conta Igor.
“Na região, o que se produzia era o algodão. Itapetininga, nesse momento, vai também produzir o produto e [criar] muitos animais para transporte de madeira”, complementa o arquiteto.
Não foi à toa que Itapetininga recebeu as ferrovias. Conforme explica Igor, o município tinha, à época, muitos representantes influentes na Assembleia Legislativa do Estado, além de famílias importantes, como os Prestes.