Redes sociais

Destaques

Unimed: Novembro Azul – a importância e os cuidados com a saúde do homem

Publicado

em

O Manhã Super Difusora desta quarta-feira (09) recebeu o Dr. Rafael Ozi, da Medicina Preventiva da Unimed Sul Paulista, para falar sobre as ações do Novembro Azul e a necessária prevenção.

A saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, são o foco da campanha “Novembro Azul”.

Em âmbito global, o “Novembro Azul” tem como meta sensibilizar e conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde e a importância da realização de exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é 17 de novembro.

A campanha foi realizada pela primeira vez no Brasil no ano de 2008, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia, e teve origem na Austrália em 2003.

Exames Periódicos e Diagnóstico Precoce

A única forma de garantir a prevenção e a cura do câncer de próstata é através do diagnóstico precoce. Em estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, nessa fase, o paciente pode ser curado em mais de 90% dos casos. O porcentual diminui conforme a doença avança. Na fase 1, entre 90% e 95%; na fase 2, acima de 70%; na fase 3, por volta de 40% a 50%; na fase 4 não é mais uma doença curável, segundo o Instituto Vencer o Câncer.

Quando os sintomas de câncer de próstata surgem, a doença geralmente, já está em uma fase mais avançada. O indivíduo pode sentir dificuldade ou desconforto ao urinar, jato urinário fraco, urinar mais vezes e acordar à noite para urinar. Quando a doença atinge os gânglios, o homem pode ter dor pélvica e edema em membros inferiores. Quando vai para os ossos, podem surgir as dores ósseas, associadas com potenciais de fraturas e compressão de nervosos periféricos ou do próprio cordão medular. Também pode ser detectada a presença de sangue na urina ou no sêmen.

Durante a entrevista Ozi ressaltou que: “boa alimentação e atividades físicas são fundamentais, para qualidade de vida e prevenção dessa e outras doenças”.