Redes sociais

Destaques

Itapetininga fecha 2022 com queda de mais de 95% nos casos de dengue

Publicado

em

Itapetininga fechou o ano de 2022 com uma queda de 95,05% no número de casos de dengue em um comparativo com 2021. De acordo com dados do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, até 31 de dezembro, foram confirmados 77 casos da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, enquanto que em 2021 foram 1.554. Não foram registrados óbitos pela doença na cidade em ambos os períodos.

Os números de Itapetininga ganham ainda maior destaque quando confrontados com os atuais cenários estadual e nacional. No Brasil, as estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde no último dia 26 de dezembro apontam mais de 1,4 milhão de casos prováveis registrados em 2022, com mais de 970 óbitos decorrentes da doença.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o estado de São Paulo se mantém à frente em número de mortes, com 278 óbitos registrados. Foram, ainda, mais de 325 mil casos da doença, de acordo os dados da Secretaria de Estado da Saúde.

O prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, que também já ocupou a pasta da saúde no município, avalia que a queda nos índices é resultado nas ações de rotina realizadas pelos agentes de Controle de Vetores, tanto em residências, como em áreas públicas; da intensificação de mutirões de limpeza periódicos realizados nas áreas urbanas e rurais; do trabalho de prevenção e orientação feito pelas equipes, inclusive em escolas municipais e, principalmente, de uma maior conscientização da população sobre os cuidados com a proliferação do mosquito transmissor.

“O fortalecimento dos serviços de vigilância e de controle de vetores é muito importante, do ponto de vista do poder público. Também é fundamental que nossos agentes consigam fazer visitas domiciliares, que os moradores permitam as vistorias e relembrar a todos os cuidados para combater possíveis focos do mosquito”, afirmou.