Destaques
“Jornada Respiratória 2023” com palestra para abordar Tuberculose, HIV, Asma Grave e Tabagismo
Coordenado pelo médico Marcelo Nunes Cardoso, que há 17 anos é pneumologista da rede municipal de Saúde de Itapetininga, o ciclo de palestras tem a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e conta com o apoio de vários segmentos do setor. Ele explicou que, entre 2006 e 2022, foram registrados 695 casos de Tuberculose em Itapetininga.
Com uma equipe multiprofissional, na Vigilância Epidemiológica Municipal, o médico aponta que a unidade oferece tratamento completo, com medicação supervisionada. O coeficiente de mortalidade foi um dos mais baixos do estado de São Paulo, com 1,2 morte por 100 mil habitantes e com nenhum caso de abandono registrado em 2020, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.
A proposta, de acordo com o pneumologista, é levar orientações sobre as doenças do trato respiratório, com informações sobre novos testes, tratamento, diagnósticos e condições especiais que a doença respiratória afeta. No ciclo de palestras, estavam presentes especialistas de instituições médicas da cidade e do estado de São Paulo.