Agronegócio
Ciclone se aproxima e pode causar fortes ventos
Nesta quarta-feira (19/04) a presença de um ciclone extratropical no oceano, mexe com as condições do tempo no centro-sul. Apesar da grande distância entre o centro de baixa pressão do ciclone e a costa do país, os ventos serão fortes e persistentes no decorrer do dia. As projeções indicam ventos entre os 60 e 90 km/h em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além disso, este sistema favorece o avanço da frente fria até o centro-oeste e sudeste do Brasil, onde as chuvas ainda devem ser fortes nesta quarta.
Este mesmo ciclone vai impulsionar a massa de ar frio que está sobre a Bacia do Prata. Assim, o amanhecer de quarta terá temperaturas mais baixas entre o sudeste e região Sul, mas será no período da noite que os termômetros devem registrar as menores marcas do dia.
A tendência indica a possibilidade da formação das primeiras geadas na noite desta quarta-feira, se intensificando durante a madrugada de quinta. Mesmo assim, a previsão de frio forte é indicada para a madrugada de sexta-feira (21).
Já na região Nordeste do país, a condição é completamente oposta. A previsão é de tempo seco em áreas do centro-sul da região, temperaturas acima dos 35°C e índices de umidade em níveis de atenção.
Sudeste
A frente fria, que causou fortes temporais na região, deve continuar atuando nesta quarta. Entretanto, o sistema de chuvas avança um pouco mais e atinge de forma mais significativa áreas entre o norte de São Paulo e sul de Minas Gerais. As chuvas serão mais fracas, mas ainda poderão trazer volumes entre 30 e 40 mm em áreas como São João da Boa Vista (SP) e Pouso Alegre (MG). Por outro lado, na faixa sul do sudeste, o tempo começará a limpar, indicando o avanço da área de alta pressão associada a uma massa de ar seco e frio. As temperaturas começam a diminuir na quarta-feira, mas é a partir da próxima madrugada que o frio realmente começará a atuar. Apesar disso, o calor segue forte no norte de Minas.