Redes sociais

Destaques

Dr. Thiago Brigante revela a diversidade de materiais nas palmilhas podoposturais

Publicado

em

Nesta terça-feira, 06 de junho, o Dr. Thiago Brigante participou do Manhã Super Difusora e trouxe uma importante discussão: as dúvidas que muitas pessoas tem em relação a palmilhas, desmistificando a ideia de ser apenas ortopédicas. A Podoposturologia é uma área de estudo que tem como objetivo investigar a influência dos pés na postura corporal. Através de uma avaliação minuciosa, que envolve testes plantares, análise postural, verificação das atividades realizadas pelo paciente e avaliação do equilíbrio, a indicação da palmilha pode ser feita.

A avaliação postural permite identificar desequilíbrios e alterações na postura causados por problemas nos pés. Além disso, são consideradas as queixas apresentadas pelo paciente e aspectos preventivos para determinar a necessidade da palmilha.

Durante a avaliação, o paciente também é orientado a realizar exercícios específicos que contribuirão para a melhora da postura. Além disso, é fornecida recomendação quanto ao calçado mais apropriado para o caso, levando em consideração o tipo de pisada (neutra, pronada ou supinada).

As principais indicações para o uso da palmilha na Podoposturologia incluem condições como esporão de calcâneo, joanete (halux valgus), neuroma de Morton, fascite plantar, pés planos, pés cavos, tendinites de tornozelo, joelho e quadril, bem como alterações da coluna vertebral que tenham como causa alterações nos membros inferiores.

A avaliação completa e a prescrição da palmilha geralmente levam cerca de uma hora. Durante esse processo, o especialista realiza a análise criteriosa das características posturais e das necessidades individuais do paciente, a fim de oferecer uma solução personalizada para melhorar a postura e aliviar os sintomas relacionados aos problemas nos pés.

É importante ressaltar que a Podoposturologia é uma abordagem multidisciplinar, que envolve profissionais da área da saúde, como fisioterapeutas, médicos ortopedistas e podólogos. O tratamento por meio das palmilhas é uma opção terapêutica complementar, que pode ser utilizada em conjunto com outras intervenções para obter resultados mais eficazes.