Redes sociais

Jornal do Meio Dia

Morre Aracy Balabanian, atriz de ‘Sai de Baixo’, aos 83 anos

Publicado

em

Uma das grandes damas da televisão brasileira, a atriz Aracy Balabanian, faleceu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, travando uma corajosa batalha contra um câncer no pulmão, desde outubro do ano anterior. Aracy conquistou o carinho do público com mais de seis décadas de carreira e ficou eternizada por sua marcante interpretação de Cassandra, no icônico humorístico “Sai de Baixo”.

Nascida em Campo Grande (MS), filha caçula de um casal armênio, Aracy Balabanian seguiu seu coração e, aos 18 anos, optou por dedicar-se exclusivamente ao teatro, mesmo tendo sido aprovada nos cursos de Escola de Arte Dramática de São Paulo e Ciências Sociais na USP. Sua família chegou ao Brasil como refugiados, fugindo da perseguição turca que se iniciou formalmente em 1915, e a atriz sempre lutou pela memória do genocídio armênio, completando 108 anos de sua ocorrência.

A carreira de Aracy teve início nos palcos no final dos anos 1950, e sua habilidade cênica a levou a brilhar no teatro, no cinema e, principalmente, na televisão. Sua última grande aparição foi no programa “Conversa com Bial”, em agosto de 2022, pouco antes de descobrir sua doença. Seu último trabalho na TV Globo foi no especial “Juntos a Magia Acontece”, em 2019. A estreia na televisão ocorreu em 1965, protagonizando a peça teleteatral pioneira da TV Tupi, “Antígona”.

Aracy Balabanian também deixou sua marca em outras produções televisivas, como a divertida Dona Armênia, com seu famoso bordão “na chon”, em “Rainha da Sucata” (1990). A personagem foi tão querida pelo público que retornou em outra trama de Silvio de Abreu, “Deus nos Acuda”, em 1992. Dentre os trabalhos mais conhecidos da atriz na televisão estão “A Próxima Vítima”, “Passione”, “Eterna Magia”, “Sol Nascente”, “Saramandaia” e “Da Cor do Pecado”. Sempre priorizando sua carreira, Aracy Balabanian escolheu não se casar e não ter filhos.