Jornal do Meio Dia
CPMI remarca depoimento de Walter Delgatti para 17 de agosto
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os acontecimentos do dia 8 de janeiro anunciou uma mudança na data do aguardado depoimento do hacker Walter Delgatti Neto, também conhecido como o ‘hacker da Vaza Jato’. A relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), comunicou que o depoimento, originalmente programado para ocorrer em 10 de agosto, foi remarcado para o dia 17 de agosto.
A decisão de adiar o depoimento foi justificada pela dificuldade de realizar a oitiva nesta semana devido à atual situação de Delgatti Neto. O hacker encontra-se detido desde o dia 2 de agosto, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As acusações contra Delgatti Neto envolvem a suspeita de invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que motivou sua prisão preventiva.
O depoimento de Walter Delgatti Neto é aguardado com grande expectativa, uma vez que ele é conhecido por ter sido um dos protagonistas do vazamento de mensagens atribuídas a membros da Operação Lava Jato. Essas revelações tiveram amplo impacto na esfera política e jurídica do país.