Jornal do Meio Dia
A arte de colorir com novos sentidos: Celebrando a Inclusão e a Diversidade
No Jornal do Meio-Dia desta sexta-feira, 29 de setembro, recebemos Sidney Matos, Coordenador da exposição de artes visuais “A ARTE DE COLORIR COM NOVOS SENTIDOS.” Esta exposição está em exibição desde 21 de setembro e permanece até 15 de outubro, está sendo realizada em comemoração a datas de grande significado no calendário de inclusão e conscientização.
O mês de setembro trouxe consigo duas datas que ressaltam a importância da inclusão social e da conscientização sobre as questões das pessoas com deficiência. Em 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e em 26 de setembro, o Dia da Bengala Verde, uma data que se destaca por sua ênfase na visibilidade das pessoas com baixa visão em todo o mundo. Já no dia 15 de outubro, é comemorado o Dia da Bengala Branca, um símbolo de independência para as pessoas cegas.
Nesse contexto de conscientização, a Organização CEPREVI, em colaboração com profissionais de Terapia Ocupacional, propôs a criação da exposição “A ARTE DE COLORIR COM NOVOS SENTIDOS.” A iniciativa visa destacar as habilidades, capacidades e criatividade dos assistidos, indo além das limitações causadas pela deficiência visual. Além da exposição, os organizadores criaram o ambiente Multissensorial “O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS.” Neste espaço, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar situações do dia a dia de uma pessoa com deficiência visual, explorando uma experiência única de diversidade, inclusão e empatia, tudo isso sem utilizar o sentido da visão.
A exposição “A ARTE DE COLORIR COM NOVOS SENTIDOS” é um convite para que todos possam conhecer e apreciar o mundo de uma forma diferente, abrindo os olhos para a capacidade humana de superar desafios e celebrar a diversidade. Ela está aberta ao público de segunda a sexta, mediante agendamento, e aos sábados e domingos, sem necessidade de marcação prévia no Itapê Shopping .