Redes sociais

Jornal do Meio Dia

3M Brasil promove inclusão LGBTQIA+ com iniciativas robustas desde 2016

Publicado

em

No Jornal do Meio-dia desta terça-feira, 18 de junho, Antônio Luiz entrevistou Mariana Kartalian, Diretora de Recursos Humanos da 3M Brasil, para falar das iniciativas da empresa voltadas para a inclusão LGBTQIA+. Mariana destacou que a 3M iniciou seus esforços em 2016 com a criação do grupo de afinidade LGBTQIA+, após a assinatura dos 10 compromissos do Fórum de Empresas LGBTI+. Em 2018, a 3M realizou sua primeira grande campanha interna de sensibilização sobre o tema.

Desde então, o Comitê de Diversidade, Equidade & Inclusão tem fortalecido as ações do grupo LGBTQIA+, com encontros trimestrais que incluem o presidente da 3M Brasil, diretores, equipe de recursos humanos e o gerente de diversidade para a América Latina. Durante essas reuniões, são compartilhadas as demandas da comunidade LGBTQIA+.

Entre as ações promovidas estão grupos de discussão, treinamentos, revisão de políticas internas e campanhas de comunicação para conscientizar sobre a importância de um ambiente de trabalho respeitoso e seguro. Em 2019, a 3M realizou sua primeira grande celebração do Mês do Orgulho, com o hasteamento da bandeira LGBTQIA+ em suas fábricas, evento que se tornou anual.

A partir de 2020, a criação do Grupo Interno de Políticas e Benefícios permitiu que casais homoafetivos passassem a ter os mesmos benefícios dos heterossexuais, incluindo licença maternidade ou paternidade e auxílio creche. Todos os benefícios foram estendidos a cônjuges e dependentes. Também foi lançada uma campanha global de pronomes, incentivando colaboradores a indicar como querem ser chamados, e permitindo o uso de nome social em crachás e sistemas internos.

Antônio Luiz também entrevistou Maria Clara Arruda, colaboradora da 3M, que ressaltou a importância dessas iniciativas. Maria Clara, que começou a trabalhar na 3M aos 17 anos antes de iniciar sua transição, enfatizou o apoio recebido da empresa, envolvendo medicina do trabalho, psicoterapia e recursos humanos. Ela destacou que o programa de inclusão e a disseminação de informações fazem uma diferença significativa na vida dos colaboradores LGBTQIA+.

Maria Clara reconheceu que, embora ainda haja muito a ser conquistado pela comunidade LGBTQIA+, as iniciativas da 3M representam avanços notáveis, beneficiando tanto o ambiente corporativo quanto a sociedade em geral.