Jornal do Meio Dia
Sorocaba tem programação especial da Primavera dos Museus 2024
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizará, de 25 a 28 de setembro, a 18ª Primavera dos Museus. A programação gratuita contará com atividades especiais no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e no Museu Histórico Sorocabano (MHS), como oficinas de dança, roda de conversa, exibição de documentário, visitas guiadas e saída fotográfica.
Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 18ª Primavera dos Museus será realizada de 23 a 29 de setembro em todo o País e terá como tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. O objetivo desta edição é evidenciar o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.
De 25 a 27 de setembro, às 10h, serão realizadas oficinas de dança voltada a idosos, com o professor Vinícius Plens, do Espaço Gaia, no Museu Histórico Sorocabano, seguido de uma visita monitorada pelo espaço público. Serão oferecidas 15 vagas em cada dia, totalizando, 45. As inscrições podem ser feitas, a partir da próxima segunda-feira (16), pelo e-mail: mhsorocabano@gmail.com.
Formado em Educação Física, Vinícius atua com idosos desde março de 2023. Sua experiência com esse público abrange tanto a atividade física quanto o cuidado com a saúde mental, sendo que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi focado no impacto positivo da dança para pessoas idosas com depressão, destacando o poder transformador da arte na qualidade de vida na terceira idade.
Também no dia 25 de setembro, às 16h, será exibido o documentário BlindWiki Brasil, dirigido pelo cineasta André Fratti Costa, no Museu Histórico Sorocaba. O projeto BlindWiki, do artista catalão Antoni Abad, visa criar um mapa sensorial coletivo, que reflete a percepção do espaço público por pessoas cegas e com perda parcial de visão, utilizando o próprio celular para compartilhar suas experiências, através de postagens sonoras.
Após a exibição do filme, os participantes farão uma visita guiada pelo Museu Histórico, onde vão conhecer os recursos de acessibilidade existentes e serão convidados a baixar o App BlindWiki e gravar suas percepções sobre o espaço. As vagas são limitadas e, por isso, é necessário se inscrever, a partir da próxima segunda-feira (16), pelo e-mail: mhsorocabano@gmail.com.
Já no dia 27, das 10h às 12h, a Secretaria de Cultura realizará uma roda de conversa sobre mediação de exposições e inclusão, com a educadora Gleice Sales, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabano. Gleice Sales é historiadora, professora e arte educadora com um foco especial em mulheres, racialidade e história da arte. Atuou como estagiária nos museus de Sorocaba e educadora na 3ª trienal de arte contemporânea – Frestas, entre outras experiências com mediação de arte. As vagas são limitadas e, por isso, é necessário se inscrever, a partir do dia 23 de setembro, pelo e-mail: museusdesorocaba2@gmail.com.
Por fim, no dia 28 de setembro, das 9h às 12h, a programação da Primavera dos Museus contará com uma saída fotográfica, com o artista visual João Cazzaniga, formado em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Crítica, Curadoria e Teoria de Artes pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. O artista convidará os participantes a fotografarem prédios tombados e/ou em processo de tombamento, localizados na Vila Hortência, utilizando o próprio celular.
Durante a caminhada fotográfica, a museóloga da Secult, Daniella Gomes Moreira, que é especialista em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), vai falar um pouco sobre a história dos prédios e arquitetura. Já o artista João Cazzaniga convidará o público a estabelecer um olhar diferenciado sobre os imóveis visitados.
O passeio fotográfico terá início no MHS, passará pela Casa Aluísio de Almeida e será finalizado na antiga fábrica têxtil Santa Maria. Outros imóveis neste trajeto também serão visitados.
A atividade gratuita é uma contrapartida do artista pelo Prêmio de Artes Plásticas “Prof. Flávio Gagliardi de Artes Visuais” 2023, o qual foi vencedor com a obra “A Garota e o Gigante” (fotografia digital impressa), e é voltada a pessoas com idade a partir de 16 anos, que tenham celular.
A Secretaria de Cultura sugere que os participantes levem água, protetor solar e repelente, além de usar roupas leves e tênis. Os interessados poderão se inscrever, a partir da próxima segunda-feira (16), pelo e-mail: mhsorocabano@gmail.com. As vagas são limitadas.