Publicado
1 mês atrásem
O CarnaPedal Lixo Zero é uma iniciativa inovadora que convida a comunidade a celebrar o Carnaval de forma sustentável. Pedalando pelas ruas de Itapetininga, os participantes têm a oportunidade de se divertir enquanto ajudam a preservar o meio ambiente. Criado pelos idealizadores Cláudia Meneguela e Carlos Maguilinha, o evento busca unir a alegria do Carnaval com a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade.
Cláudia Meneguela, idealizadora do evento, explica que a ideia surgiu a partir de uma conversa com Carlos Maguilinha. “Carlos me procurou para fazermos um desfile de bicicleta no Carnaval, e eu propus que fosse um evento Lixo Zero. A partir daí, unimos nossas ideias para criar o CarnaPedal Lixo Zero, inédito em Itapetininga e na região”, conta Cláudia.
Carlos Maguilinha destaca o tema deste ano: “Um Grito pelo Futuro: Água é Vida, Preserve”. A escolha da água como tema está ligada à comemoração do Dia Mundial da Água, que ocorre em março. “A bicicleta por si só já é sustentável, pois é uma forma de mobilidade ecológica. Queremos transmitir a mensagem de que pedalar é uma forma de cuidar da nossa saúde e do meio ambiente, além de reduzir o estresse causado pelo trânsito. A ideia é unir a diversão do Carnaval com a educação ambiental, preservando nossos espaços públicos e a água, um recurso essencial para todos”, explica Carlos.
A sustentabilidade é o principal pilar do CarnaPedal Lixo Zero, com ênfase na redução de resíduos, reutilização de materiais e reciclagem. Os participantes são incentivados a usar garrafinhas reutilizáveis e fantasias feitas com materiais recicláveis. O evento também promove a conscientização sobre a importância de manter a cidade limpa e de descartar os resíduos de forma correta.
O CarnaPedal Lixo Zero acontecerá no dia 28 de fevereiro (sexta-feira), com duas saídas programadas:
O evento terá como destino final a Praça Marechal Deodoro Fonseca (Largo dos Amores), com uma parada para um palco especial.
Os 30 primeiros ciclistas a se inscreverem ganharão um canudo de bambu sustentável, para incentivar o uso de materiais ecológicos durante a folia.
O evento é aberto à comunidade de todas as idades, com o convite para que todos tragam suas bicicletas, suas fantasias (preferencialmente feitas de materiais recicláveis) e sua energia positiva.
Para garantir a segurança de todos, é essencial que os participantes sigam algumas orientações:
A festa de Carnaval pode (e deve) ser sustentável! Ao pedalar e se divertir de forma consciente, todos podem contribuir para um futuro melhor. Vamos juntos pedalar por uma cidade mais limpa, saudável e consciente!
Receita Federal e Fatec Itapetininga oferecem atendimento gratuito para declaração do Imposto de Renda
Itapetininga realiza a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
APAE realiza terceira Corrida e Caminhada APAExonada em prol da inclusão no dia 1º de junho em Itapetininga
Itapetininga recebe novo loteamento fechado com foco em sustentabilidade e lazer: Jardim Botânico será lançado nesta quinta-feira (10)
Suzano firma parceria estratégica com o Todos Pela Educação para fortalecer o ensino público no Brasil
Abril Laranja: Fernanda Nery, da UIPA, alerta sobre maus-tratos e incentiva a adoção consciente em Itapetininga
There is no slider selected or the slider was deleted.