Jornal do Meio Dia
Suzano firma parceria estratégica com o Todos Pela Educação para fortalecer o ensino público no Brasil

Iniciativa visa ampliar a qualidade da educação básica e impactar positivamente a vida de milhares de jovens em todo o país
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos sustentáveis a partir do eucalipto, acaba de anunciar uma importante parceria com o Todos Pela Educação, organização da sociedade civil reconhecida por sua atuação técnica e suprapartidária no avanço de políticas públicas educacionais no Brasil. A colaboração tem como foco o fortalecimento da educação pública, com impacto direto nas comunidades onde a Suzano atua.
A atuação do Todos Pela Educação está baseada em três pilares estratégicos:
-
Advocacy direto, com produção de conhecimento aplicado, articulação com o poder público e mobilização de debates especializados.
-
Monitoramento público, com análise e divulgação dos principais dados sobre a educação básica.
-
Articulação da Coalizão Educação Já, coordenando esforços de diversas organizações para promover uma agenda sólida e eficaz de políticas públicas, com base em boas práticas nacionais e internacionais.
Essa nova aliança ocorre em um momento em que a Suzano amplia seus investimentos em educação, focando em jovens de 14 a 24 anos — abrangendo desde os anos finais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é impulsionar trajetórias escolares de sucesso e promover a inclusão produtiva desses jovens.
A parceria reforça o compromisso da Suzano com o desenvolvimento social e com a qualidade da educação pública, impactando diretamente mais de 220 municípios brasileiros. Em 2024, os investimentos da companhia em educação e iniciativas sociais já somam R$ 59,2 milhões, beneficiando mais de 371 mil pessoas. Especificamente na educação, mais de 130 mil estudantes foram alcançados em 220 escolas públicas, distribuídas em 25 municípios de quatro estados.
Os desafios ainda são grandes. Segundo o Censo Escolar de 2023, cerca de 9,2 milhões de jovens entre 15 e 29 anos estão fora da escola e não concluíram a educação básica. “A parceria entre a Suzano e o Todos Pela Educação busca contribuir com o fortalecimento da educação pública de qualidade, que ainda é um grande desafio do País. Acreditamos que, ao investirmos na educação dos jovens, estamos construindo um futuro mais próspero e igualitário para todos e todas”, afirma Giordano Bruno Automare, gerente executivo de Desenvolvimento Social da Suzano.
Já a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, reforça a importância desse apoio. “O Todos é uma organização de advocacy com duas características fundamentais: o suprapartidarismo e a independência. Para manter essa independência, não recebemos recursos públicos, o que torna essencial o apoio voluntário de organizações comprometidas com a transformação da educação no Brasil. É uma grande honra contar com o apoio da Suzano.”
A iniciativa está alinhada aos Compromissos para Renovar a Vida, diretrizes da Suzano que visam gerar impacto positivo na sociedade e no planeta. Com essa parceria, a empresa reafirma seu propósito de ir além do desenvolvimento econômico, promovendo educação de qualidade e inclusão social em escala nacional.