Jornal do Meio Dia
ExpoAgro 2025 entra para a história com recordes de público, negócios e atrações em Itapetininga

A 52ª edição da ExpoAgro Itapetininga terminou no último domingo, 27 de abril, consagrando-se como o maior e mais completo evento agropecuário, comercial e de entretenimento do sudoeste paulista. Com mais de meio século de tradição, a ExpoAgro 2025 superou todas as expectativas e marcou um novo capítulo de sucesso e crescimento para a cidade e para toda a região.
Ao longo dos dias de evento, a ExpoAgro movimentou mais de R$ 5 milhões em negócios, gerou mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, e atraiu um público superior a 250 mil pessoas. A força econômica da feira se refletiu em diversos setores da cidade: hotéis com ocupação máxima, restaurantes lotados, salões de beleza com agenda cheia e comerciantes registrando aumento significativo no faturamento — em alguns casos, o dobro do habitual.
Dentro do recinto, cerca de 85 expositores participaram da feira, com destaque para novos parceiros que, pela primeira vez, marcaram presença e já confirmaram o interesse em retornar nas próximas edições. A ExpoAgro vem se consolidando como uma vitrine de negócios, inovação e fortalecimento do agronegócio.
No setor agropecuário, mais de mil animais de criadores de renome nacional foram apresentados. A grande novidade deste ano ficou por conta das duas mostras inéditas de Mangalarga e Mangalarga Marchador, com provas de marcha e morfologia que reuniram mais de 150 animais em cada modalidade, vindos de estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. Entre os participantes, esteve o campeão olímpico de vôlei Serginho, que trouxe seus próprios animais, atraindo olhares e atenção do público.
“Durante a ExpoAgro tivemos animais de expressão no rebanho bovino, ovino e caprino. Eram os melhores exemplares de cada raça. Foi uma excelente exposição. Também realizamos com sucesso o I Workshop de Palestras Técnicas, com ampla aceitação”, destacou o diretor técnico do evento, Márcio Delfino.
O I Workshop Técnico foi um dos grandes marcos da edição 2025. Com foco na capacitação e no compartilhamento de conhecimento, ofereceu oito palestras gratuitas voltadas a produtores rurais, criadores e agricultores. Os temas abordaram desde nutrição e genética animal, fertilidade e correção do solo, até regularização de propriedades e emissão de Nota Fiscal Eletrônica, fortalecendo ainda mais o caráter técnico e educativo da feira.
A programação também foi pensada para todos os públicos. A tradicional Mostra de Cães de Raça de Itapetininga, em sua 29ª edição, encantou os visitantes e reafirmou o carinho da população pelos animais de estimação. A mostra ocorreu no domingo, encerrando o evento com chave de ouro ao lado de uma apresentação emocionante da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.
A grade de shows foi outro grande destaque da ExpoAgro 2025. Durante quatro noites, o público curtiu apresentações de grandes nomes da música nacional, como Jorge e Mateus (em sua turnê de despedida), Bruno & Marrone, Jeito Moleque, Lauana Prado, Murilo Huff, Gustavo Miotto, Hugo & Guilherme, Belo, entre outros artistas. O humorista Tubinho também arrancou risadas com seu show especial no feriado de 21 de abril, animando crianças e adultos.
A inclusão e a acessibilidade foram tratadas com atenção especial. A edição 2025 contou com a “Hora do Silêncio”, momento em que todos os estímulos sensoriais do parque foram reduzidos para garantir a diversão segura de pessoas com deficiência e autistas. Além disso, alunos da rede municipal de ensino tiveram um dia exclusivo de parque gratuito, reforçando o compromisso social do evento.
Realizada pela Almeida Eventos, a ExpoAgro 2025 demonstrou mais uma vez sua capacidade de unir o melhor do campo, da cidade e do entretenimento em um só lugar. Itapetininga se fortalece como referência nacional no setor agropecuário e a expectativa para a 53ª edição já começa a crescer.