Redes sociais

Jornal do Meio Dia

Festa em louvor a Santa Rita começa neste sábado (10) com estrutura coberta, carreata e programação especial

Publicado

em

A tradicional festa em louvor a Santa Rita de Cássia será realizada entre os dias 10 e 22 de maio, na Vila Olho d’Água, em Itapetininga, com uma ampla programação religiosa e estrutura voltada para acolher milhares de fiéis. O evento é promovido pela Paróquia de Santa Rita de Cássia, que está sob a coordenação do padre Jean Michel de Oliveira Campos.

Na edição desta quinta-feira, 8 de maio, do Jornal do Meio-dia, o padre Jean Michel participou ao vivo para apresentar todos os detalhes da festa e explicar como a comunidade tem se preparado. Segundo ele, a edição de 2024 marca uma nova fase na organização do evento, com expansão da estrutura e reforço na segurança e logística.

“Com o crescimento no número de devotos e visitantes, vimos a necessidade de um local mais adequado. Antes, realizávamos a festa na rua em frente à igreja. Agora, montamos uma estrutura coberta em um terreno próximo, na Rua Padre Fernando Costa, nº 160, gentilmente cedido por uma família da comunidade”, explicou o padre.

Destaques da programação

A festa terá missas todos os dias e contará com a presença de padres convidados. Um dos destaques deste ano é a participação do novo bispo da Diocese de Itapetininga, Dom Luiz Ricci, que celebrará duas missas: a primeira no dia 18 de maio, às 19h30, e a segunda no encerramento, no dia 22 de maio, às 15h. A expectativa é de grande público especialmente nessas datas.

Outro ponto alto será a tradicional carreata com a imagem de Santa Rita, no sábado, 18 de maio. A concentração será às 15h no Paço Municipal. O percurso seguirá por vias principais da cidade até a paróquia. A Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros darão suporte à segurança e organização do trânsito.

Estrutura e voluntariado

A festa contará com cerca de 300 voluntários atuando nas diversas áreas de atendimento e acolhimento ao público. Além da participação comunitária, o evento conta com apoio da Prefeitura de Itapetininga, de empresas locais e das forças de segurança pública. “Estamos preparando tudo com planejamento, pensando no conforto e na segurança de todos”, afirmou o padre Jean Michel.

Barracas de alimentação oferecerão pratos típicos, como o tradicional bolinho de frango, conhecido localmente como “bolinho da Ritinha”, lanche de pernil, refrigerantes e outros quitutes. Uma novidade para este ano é o “lanche do padre”, que segundo ele, “tem um molho com um segredinho especial”.

Também foi montado um espaço kids com brinquedos infláveis e monitores voluntários, para que as crianças possam se divertir com segurança enquanto os pais participam da programação religiosa e social.

Expectativa para o dia 22 de maio

O encerramento, no dia 22, promete ser o ponto de maior concentração de público. “Temos nos preparado há cinco meses. A estrutura foi pensada para acolher todos com dignidade e segurança. Estamos reforçando acessos, sinalização, áreas cobertas e todos os detalhes necessários”, destacou o padre durante a entrevista.

A festa de Santa Rita é considerada uma das mais tradicionais celebrações católicas de Itapetininga, reunindo moradores da cidade e de municípios vizinhos. A programação é gratuita e aberta ao público.