Jornal do Meio Dia
Inscrições para o II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário são prorrogadas até 7 de agosto

As inscrições para o II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário foram prorrogadas até a próxima segunda-feira, dia 7 de agosto. O concurso busca valorizar produções jornalísticas que abordem os temas direitos humanos e tecnologia, com foco no papel do Judiciário e sua relação com a sociedade.
O prêmio é uma iniciativa conjunta das principais instituições do sistema de Justiça brasileiro: Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Superior Tribunal Militar (STM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho da Justiça Federal (CJF).
A palavra-chave desta edição é “mediação”, pois o objetivo central é destacar o papel da imprensa como elo entre a atuação do Poder Judiciário e o cidadão, especialmente em temas sensíveis como combate à violação de direitos, cidadania, meio ambiente, inclusão digital, desinformação e uso da Inteligência Artificial.
Os interessados podem se inscrever em cinco categorias: jornalismo escrito (impresso ou on-line), vídeo, áudio, fotojornalismo e jornalismo regional. As orientações específicas sobre o envio dos materiais estão detalhadas no edital do prêmio, disponível no site da premiação.
Serão aceitos trabalhos publicados no Brasil entre 1º de fevereiro de 2024 e 31 de janeiro de 2025. Os vencedores receberão R$ 5 mil e a cerimônia de premiação está agendada para 10 de setembro.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: imprensa@tre-sp.jus.br.