Jornal do Meio Dia
Itapetininga sedia consulta pública para atrair produções audiovisuais à região

A cidade de Itapetininga vai sediar, no dia 14 de julho, uma consulta pública promovida pela São Paulo State Film Commission, em parceria com a Itapetininga Film Commission. O objetivo do encontro é discutir estratégias para atrair produções audiovisuais para a cidade e municípios vizinhos, como São Miguel Arcanjo e Campina do Monte Alegre.
A atividade será realizada às 18h, no Auditório Municipal Alcides Rossi, localizado na Praça dos Três Poderes, no Jardim Marabá. O evento é gratuito e aberto a profissionais do setor audiovisual — como produtores, cineastas, roteiristas, técnicos e atores —, além de prestadores de serviços que possam atender às demandas de uma produção, como hotelaria, alimentação, transporte, segurança, limpeza, figurino e cenografia. Proprietários de imóveis ou espaços com potencial para serem utilizados como locações de filmagens também estão convidados.
Durante a consulta pública, serão apresentados os benefícios econômicos e de visibilidade que as filmagens podem gerar para as cidades, além de promover um mapeamento de locais e profissionais interessados em integrar um banco de dados regional mantido pela Film Commission. A iniciativa busca fortalecer a economia criativa e estruturar uma rede de apoio capaz de tornar a região atrativa para o setor audiovisual.
O encontro é uma oportunidade para que os municípios da região ampliem sua presença no mercado de produções cinematográficas, televisivas e de publicidade, fomentando o desenvolvimento local por meio da cultura e da economia criativa.