Jornal do Meio Dia
Documentário resgata memória e tradições dos bairros rurais de Itapetininga
Durante entrevista ao Jornal do Meio-dia, o gestor ambiental Gabriel Resende, diretor executivo do documentário “Distritos de Itapetininga – História, Cultura e Identidade”, falou sobre a importância de valorizar as tradições e a cultura dos bairros rurais do município. A obra, realizada pelo Coletivo ASA (Aliança Socioambiental), foi viabilizada por meio de edital da Lei Paulo Gustavo.
O documentário destaca os distritos de Gramadinho, Conceição, Tupi, Rechã, Morro do Alto e Varginha, reunindo relatos de moradores que mantêm vivas práticas culturais passadas de geração em geração. A produção aborda desde a fabricação artesanal de tijolos até a produção de biojoias, festas religiosas, culinária típica e a organização comunitária nos bairros.
Gabriel Resende explicou que oito pessoas estiveram envolvidas na realização da obra, atuando em diferentes frentes como pesquisa, trilha sonora, produção e captação de imagem. “O resgate da memória desses locais é fundamental. São histórias e saberes que muitas vezes não chegam ao conhecimento da população da área urbana e que estavam se perdendo com o tempo”, destacou.
A obra tem duração de quase 40 minutos e está disponível gratuitamente no YouTube, no canal do Coletivo ASA. Para assistir, basta acessar no YouTube. Mais informações também podem ser encontradas na rede social do coletivo: @coletivo.asa.
Além das exibições já realizadas em escolas rurais, o grupo está aberto a convites para novas apresentações. “Queremos que mais pessoas conheçam e valorizem a riqueza cultural que existe nos nossos distritos”, concluiu o diretor.
