Jornal do Meio Dia
CASI celebra 80 anos e Museu Ferroviário completa duas décadas com programação especial em Itapetininga
O Clube Atlético Sorocabana de Itapetininga (CASI) completa 80 anos de atuação em 2024, e o Museu Ferroviário, mantido pela instituição, celebra 20 anos de história e preservação da memória ferroviária local. Para marcar as datas, uma programação especial de comemoração será realizada entre os dias 8 e 10 de agosto, das 9h às 17h, na sede do clube.
Em entrevista ao Jornal do Meio-dia desta quinta-feira (7), Carlos Eduardo dos Santos, vice-presidente do Museu Ferroviário, e Lilia Souza Santos, presidente do Conselho Deliberativo do CASI, destacaram a importância histórica e social das instituições para Itapetininga.
“O CASI é uma potência na cidade. Promove saúde por meio do esporte e ainda atua como um provedor social, com serviços como a tenda que comercializa alimentos a preços acessíveis para a comunidade”, afirmou Lilia, que também já presidiu o clube.
O Museu Ferroviário, surgiu a partir de uma pequena exposição de um bonde no centro da cidade. Com o apoio de diversas instituições e voluntários, o espaço foi oficialmente estruturado e hoje abriga relíquias como locomotivas, ferramentas, uniformes e equipamentos de comunicação usados na época das ferrovias. “É um espaço de memória afetiva. Muitos netos de ferroviários se emocionam ao reconhecer peças que pertenciam aos seus avós”, destacou o vice-presidente.
Durante o final de semana de comemoração, os visitantes poderão conferir uma exposição de ferromodelismo coordenada pela Secretaria da Cultura, além de atrações ligadas à história ferroviária. A visitação é gratuita e aberta ao público.
As escolas interessadas em agendar visitas ao museu devem entrar em contato previamente. A recomendação é que os grupos tenham até 30 alunos para melhor aproveitamento da experiência.
O CASI também mantém atividades esportivas regulares, com destaque para o futsal e futebol society, incluindo uma equipe feminina em formação. “Nosso objetivo é ter o melhor time feminino do Brasil”, concluiu Lilia.
