Manhã Super Difusora
Semana Jurídica do IIES reúne especialistas e promove debates sobre temas atuais do Direito em Itapetininga
O Instituto Itapetiningano de Ensino Superior (IIES) está promovendo a Semana Jurídica 2025, com palestras, debates e simulações de julgamentos que aproximam estudantes e a comunidade de importantes discussões sobre o Direito. O evento, aberto ao público, ocorre até quarta-feira, 20 de agosto e conta com a participação de advogados, professores e juízes.
O encontro é para estudantes e profissionais do Direito com a realização da Semana Jurídica 2025, no IIES. O evento, que teve início nesta segunda-feira, 18 de agosto, oferece uma programação diversificada, que inclui palestras, debates e uma simulação de julgamento, proporcionando experiências práticas e reflexões sobre temas atuais da área jurídica.
A advogada e representante do IIES, Gisele Almada, destacou a importância do evento para quem está definindo sua carreira. “A Semana Jurídica é uma oportunidade para estudantes e curiosos entenderem na prática o universo do Direito. Hoje, o acesso à informação é essencial e ter contato com profissionais experientes faz toda a diferença”, afirmou.
A programação começou com uma aula magna conduzida pelo juiz Dr. Fabrício Orpheu Araújo, que abordou a evolução do Direito, decisões atuais e o impacto das jurisprudências. Segundo Gisele, o objetivo é estimular o pensamento crítico e a análise jurídica contextualizada à realidade da sociedade.
Além das palestras, o evento conta com a Roda Jurídica, dinâmica que promove debates entre alunos e professores sobre temas escolhidos pelos próprios estudantes:
-
1º e 2º semestres: desafios para o enfrentamento da sexualização infantil, com a professora Paula Prado;
-
3º e 4º semestres: validade das provas digitais no processo civil, com o professor Carlos Eduardo;
-
5º e 6º semestres: análise das implicações da terceirização nas relações de trabalho, com o professor Adeílson Freitas Júnior;
-
9º e 10º semestres: relações internacionais e o “tarifaço” de Trump, com a professora Débora Ramires.
Na quarta-feira (21/08), a programação encerra com uma sessão de julgamento simulada, em que alunos atuarão como desembargadores para analisar recursos e decisões judiciais, proporcionando aprendizado prático sobre oratória, raciocínio jurídico e aplicação do Direito na vida real.
Segundo Gisele Almada, o evento não é exclusivo para estudantes de Direito. “Qualquer pessoa interessada em aprender pode participar. É uma oportunidade única de se atualizar, refletir e conhecer de perto a prática jurídica em nossa cidade”, afirmou.
Os eventos ocorrem diariamente às 19h30, na quadra poliesportiva do IIES, e a participação é gratuita. O Instituto reforça o convite para estudantes, profissionais e toda a comunidade prestigiarem esta iniciativa que une tradição, conhecimento e prática acadêmica.
