Redes sociais

Manhã Super Difusora

Vereadora Catarina Nanini destaca prevenção e combate à violência contra a mulher em Itapetininga

Publicado

em

Em entrevista ao Manhã Super Difusora, desta quarta-feira, 20 de agosto, a Vereadora Catarina Nanini abordou a necessidade de manter a temática da violência doméstica em debate constante, considerando o ciclo de agressão muitas vezes difícil de quebrar sem ajuda profissional. Segundo a vereadora, é essencial que familiares, amigos e a sociedade estejam atentos e ofereçam apoio às vítimas.

O programa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Itapetininga, coordenado por Elaine, foi citado como exemplo de atendimento integral. O serviço oferece suporte psicológico, social e jurídico, orientando mulheres sobre os tipos de violência — física, psicológica, moral, patrimonial e sexual — e como proceder em situações de risco.

Catarina Nanini destacou ainda a importância da Lei Maria da Penha, considerada uma das três melhores do mundo, e a necessidade de conscientizar jovens sobre os ciclos de violência, para prevenir comportamentos agressivos futuros. Ela enfatizou que a violência doméstica não afeta apenas a vítima, mas toda a família e a sociedade, incluindo futuras gerações.

A vereadora também falou sobre programas municipais voltados ao agressor, como o Programa Despertar, que busca tratamento e conscientização, além do papel das autoridades públicas e órgãos de segurança em apoiar vítimas e promover prevenção.

Para atendimento, o CREAS de Itapetininga está localizado na Rua General Carneiro, 217. Também pelo atendimento emergencial no telefone 153 da Guarda Municipal. A denúncia de violência contra a mulher também pode ser feita pelo número 180.

Catarina reforçou a necessidade de informação, orientação e atuação preventiva, lembrando que, com apoio adequado, é possível interromper ciclos de violência e oferecer segurança e dignidade às mulheres.