Jornal do Meio Dia
Escola Peixoto Gomide apresenta cursos técnicos integrados ao ensino médio em entrevista no Jornal do Meio-dia
Alunos da Escola Peixoto Gomide agora podem conciliar o ensino médio com cursos técnicos estaduais, garantindo formação profissional e bolsas do BEEM – Programa Bolsa Estágio do Ensino Médio. O tema foi apresentado nesta terça-feira (26) no Jornal do Meio-dia, durante entrevista com os professores Ana Luiza e Victor da Silva.
A escola oferece cursos técnicos em Administração, voltado para gestão, recursos humanos, finanças e administração de empresas, e Desenvolvimento de Sistemas, focado em programação mobile, páginas web, sistemas de gestão e softwares. As aulas técnicas são integradas ao currículo do ensino médio, permitindo que os estudantes cumpram suas disciplinas regulares e, ao mesmo tempo, adquiram formação profissional.
Segundo a professora Ana Luiza, os cursos proporcionam ao aluno explorar diferentes áreas de interesse, desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais e abrir portas para o mercado de trabalho ou para uma futura faculdade. “É uma forma de o estudante se diferenciar e estar preparado tanto para o mercado quanto para o ensino superior”, afirmou.
O BEEM – Programa Bolsa Estágio do Ensino Médio, do Governo do Estado de São Paulo, oferece bolsas aos estudantes do ensino médio durante os primeiros seis meses. O valor é de R$ 700 para Administração e R$ 850 para Desenvolvimento de Sistemas. Após esse período, a continuidade depende da empresa parceira, que recebe o estudante para estágio e pode contar com sua mão de obra.
Para participar, os alunos devem ter 16 anos completos e frequência mínima de 85% nas aulas. As inscrições para o itinerário técnico na escola vão de até 14 de setembro, enquanto o cadastro no BEEM pode ser feito de 22 de agosto a 22 de setembro no site www.beem.sp.gov.br, com intermediação do CIEE. Empresas interessadas devem ter mais de seis colaboradores registrados para participar.
Os cursos têm duração durante o ensino médio, começando no segundo ano e sendo concluídos no terceiro, com entrega de diploma técnico integrado ao final. Os professores reforçaram a importância do incentivo dos pais para que os alunos aproveitem essa oportunidade, que alia formação técnica, experiência prática e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
