Jornal do Meio Dia
Suzano amplia programa “Guardiões da Floresta” e reforça educação ambiental no interior de São Paulo
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos, vem fortalecendo suas ações de conscientização e educação ambiental com o programa Guardiões da Floresta, criado em 2023. Neste ano, a iniciativa está sendo realizada em Jambeiro, Natividade da Serra, Alambari e Alumínio, no interior de São Paulo, e já atingiu mais de 280 alunos, 40 profissionais da educação e 5,5 mil moradores de áreas rurais.
O programa, conduzido pelas equipes de Inteligência Patrimonial e Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da empresa, tem o objetivo de aproximar a Suzano das comunidades vizinhas às suas áreas de atuação e promover a preservação ambiental. Somente em 2024, mais de 28 mil pessoas foram impactadas pela iniciativa nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Maranhão e Mato Grosso do Sul.
Segundo Rodrigo Pimentel, coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Suzano, a proposta do programa é criar um trabalho educativo com crianças e orientar diretamente os moradores. “Também incentivamos o uso de canais de denúncia para combater práticas ilegais. Os resultados têm sido positivos e pretendemos ampliar cada vez mais a atuação”, afirma.
Ações nas escolas
Entre as instituições participantes, está a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) José Graça, em Alambari, além de outras unidades no estado. Nas escolas, o programa adota uma abordagem preventiva e educativa, com foco na ecologia, sustentabilidade, preservação ambiental e combate a crimes ambientais.
As crianças participam de atividades lúdicas e são estimuladas a replicar o aprendizado dentro de suas famílias, ampliando o alcance das informações. Entre os temas trabalhados estão:
-
Prevenção de incêndios florestais;
-
Combate ao desmatamento;
-
Descarte correto de resíduos;
-
Poluição e extrativismo ilegal;
-
Preservação da biodiversidade;
-
Caça e pesca ilegais.
Os estudantes recebem kits educativos e os professores têm acesso a materiais de apoio para facilitar o ensino sobre sustentabilidade e promoção da saúde.
Para Glaucia Lobo, diretora da escola de Alambari, a experiência trouxe impactos positivos:
“O projeto despertou nos alunos a consciência de que preservar os recursos naturais hoje é garantir qualidade de vida no futuro. Eles passaram a se sentir responsáveis por compartilhar esse conhecimento com suas famílias e comunidade.”
Atuação junto à comunidade
Além das escolas, o Guardiões da Floresta atua diretamente com moradores de áreas rurais, promovendo rodas de conversa e orientações sobre caça e pesca predatórias, desmatamento, queimadas, invasões de terra e poluição.
A comunidade também pode colaborar com a proteção ambiental por meio do canal de denúncias gratuito via telefone e WhatsApp: 0800 203 0000. As denúncias são anônimas e auxiliam na identificação de práticas ilegais e na preservação das áreas de floresta.
O programa integra os Compromissos para Renovar a Vida, conjunto de metas públicas da Suzano alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco no desenvolvimento sustentável e na conservação dos recursos naturais.
