Jornal do Meio Dia
Itapetininga intensifica vacinação contra Febre Amarela e HPV para ampliar cobertura e prevenir doenças
A Secretaria de Saúde de Itapetininga iniciou, em setembro, uma estratégia estadual de intensificação da vacinação contra a Febre Amarela e o HPV. A ação tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e prevenir o ressurgimento de doenças graves já controladas.
No caso da Febre Amarela, a recomendação é que crianças a partir de 9 meses e adultos de até 59 anos verifiquem sua situação vacinal. A aplicação está disponível em todas as unidades de saúde do município.
Já a vacina contra o HPV é indicada no Calendário Nacional de Vacinação para meninos e meninas a partir dos 9 anos e previne cânceres de colo do útero, pênis, ânus e verrugas genitais. Apesar disso, dados do governo do estado apontam que cerca de 1,2 milhão de jovens entre 15 e 19 anos ainda não foram imunizados em São Paulo. Por essa razão, a campanha de intensificação tem como foco alcançar adolescentes e jovens dessa faixa etária, ampliando a proteção coletiva.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação é gratuita e está disponível nas unidades básicas de saúde. Para se imunizar, é necessário apresentar o cartão de vacinação e um documento com foto.
