Redes sociais

Jornal do Meio Dia

Carreta do Museu Catavento chega a Itapetininga com atrações de ciência para toda a família

Publicado

em

A cidade de Itapetininga recebe, a partir deste sábado (13), a carreta do Museu Catavento, que levará atrações interativas e educativas para o público de todas as idades. Em entrevista ao Jornal do Meio-Dia desta sexta-feira (12), o secretário de Cultura e Turismo, Rafael Correa Batista, detalhou as atividades disponíveis, horários de visitação e orientações para escolas e grupos.

A Secretaria de Cultura e Turismo comunica que o Museu Catavento, com sua carreta itinerante em Itapetininga neste mês, permanecerá instalado ao lado do Ginásio Municipal de Esportes “Ayrton Senna da Silva”, na Vila Barth, por questões logísticas e técnicas.

A estrutura estará aberta para visitação entre os dias 13 e 18 de setembro, das 8h30 às 17h30, com entrada gratuita. Cada visita tem duração aproximada de 20 minutos e comporta grupos de até 20 pessoas.

O Museu Catavento, referência em ciência e educação de São Paulo, traz experiências interativas que envolvem crianças, adolescentes e adultos. Entre as atrações estão o gerador de Van de Graaff, a bicicleta elétrica geradora de energia, a maquete tridimensional do núcleo da Terra e uma instalação que reproduz o canto de 30 espécies de aves brasileiras.

A orientação para escolas e grupos interessados em visitar a carreta é que façam a inscrição antecipadamente na Casa da Cultura, sede da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada à Rua Benjamin Constant, 327, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3272-3401.

Segundo Rafael Correa Batista, a carreta é aberta a todo o público, mas o agendamento é importante para grupos maiores, garantindo organização e segurança. “A população está convidada a participar. É uma oportunidade de aprendizado e diversão para toda a família”, reforçou o secretário.

Além da carreta, a Secretaria de Cultura e Turismo de Itapetininga já prepara outras atividades culturais, como o Natal Encantado, e projetos voltados para a valorização da cultura local, reforçando o compromisso com o desenvolvimento artístico e educativo da cidade.