Jornal do Meio Dia
AME Itapetininga recebe acreditação ONA nível 1 por qualidade e segurança no atendimento
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Itapetininga “Dr. Roberto Affonso Placco” conquistou a acreditação ONA nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O selo reconhece o compromisso da unidade com a segurança do paciente e a qualidade assistencial, reforçando o modelo de gestão adotado pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), responsável pelo AME desde sua inauguração em 2010.
A cerimônia de entrega da certificação ocorreu na quinta-feira (2) e reuniu colaboradores, gestores da Famesp e representantes do Grupo Ibes, instituição acreditadora credenciada pela ONA. Durante o processo de avaliação, mais de 1.700 critérios foram analisados, abrangendo gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio.
Segundo o superintendente técnico da ONA, Péricles Cruz, a acreditação é voluntária e educativa, e valida o atendimento aos rigorosos padrões da metodologia. “A acreditação do AME Itapetininga/Famesp é válida por dois anos e será acompanhada por visitas periódicas de manutenção”, explicou.
A gerente de enfermagem da unidade, Joyce Brandi, destacou que a certificação coincide com os 15 anos de atuação do AME. “Passamos por um rigoroso processo com a certeza de que cada detalhe importa para oferecer um atendimento humanizado. Esta conquista é motivo de orgulho para toda a equipe”, afirmou.
O AME Itapetininga está localizado no centro da cidade e oferece atendimento exclusivo pelo SUS para mais de 500 mil habitantes, abrangendo 48 municípios das regiões de Itapetininga, Itapeva e Sorocaba. A unidade realiza consultas médicas em 28 especialidades, atendimentos multiprofissionais, exames diagnósticos, serviços de apoio, além de procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais de média e alta complexidade em uma estrutura de 3.337,45 m².
De acordo com a diretora clínica, Marília Orsi Rosa da Silva Rios, a acreditação é um reconhecimento técnico e humano do trabalho da equipe. “Reflete o cuidado e a dedicação em todos os níveis da assistência”, afirmou.
Com a certificação do AME Itapetininga, a Famesp passa a contar com seis unidades estaduais com selos nacionais ou internacionais de qualidade. O superintendente de Saúde da Famesp, Antonio Rugolo Junior, reforçou a importância da conquista: “Cada nova certificação confirma que estamos no caminho certo e reforça nosso modelo de gestão responsável e transparente”.
Entre os serviços oferecidos pelo AME, estão procedimentos cirúrgicos de pequeno porte, como cirurgias dermatológicas, biópsias e cirurgia de catarata. Tratamentos mais complexos são encaminhados aos serviços de referência do sistema público, com regulação feita pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP).
O atendimento na unidade é 100% público e financiado por recursos provenientes de impostos e contribuições sociais.
Para mais informações sobre os serviços do AME Itapetininga, acesse: https://ameitapetininga.famesp.org.br/
