Jornal do Meio Dia
Itapetininga celebra 255 anos com Desfile Cívico no Centro da cidade
Itapetininga comemora nesta quarta-feira (5) seus 255 anos de fundação. A data marca a criação oficial da então Vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga, registrada em 5 de novembro de 1770. Como parte da programação, a Rua Virgílio de Rezende, no Centro, recebe a partir das 8h o tradicional Desfile Cívico com participação de escolas, instituições e forças de segurança.
O município tem origem ligada ao tropeirismo. No século XVIII, o local servia como ponto de pouso de tropeiros que seguiam rumo ao Sul. O primeiro núcleo na região surgiu em 1724, quando a abundância de pastagens e a distância de Sorocaba favoreceram a formação de ranchos e povoados. Em meio a disputas entre dois núcleos que buscavam o status de vila, Simão Barbosa Franco foi nomeado para organizar o povoamento e decidir o centro administrativo, em 1760. A escolha consolidou o núcleo liderado por Domingos José Vieira, resultando na criação da vila em 1770.
A emancipação judiciária ocorreu em 1852, e a elevação ao status de cidade foi confirmada em 1855. O nome Itapetininga tem origem tupi-guarani e, segundo estudos filológicos, significa “laje seca” ou “pedra enxuta”.
A cidade mantém registro histórico em prédios como o antigo Paço Municipal, na Praça Marechal Deodoro, que já abrigou a cadeia pública, Câmara, Prefeitura e Fórum, antes das mudanças estruturais iniciadas ao longo do século XIX e XX.
Atualmente, Itapetininga é o terceiro maior município em extensão territorial no Estado de São Paulo. A economia local se destaca pela indústria, comércio, setor de serviços e agronegócio — ocupando o 12º maior PIB agrícola do estado. O município também é referência educacional na região, com ampla rede de escolas e instituições técnicas e de ensino superior.
Desfile Cívico
O Desfile Cívico desta quarta-feira terá início no cruzamento da Rua Virgílio de Rezende com a Avenida Domingos José Vieira. O trajeto segue até a Igreja Nossa Senhora das Estrelas, onde será montado o palanque oficial, encerrando próximo à Rua Pedro Marques. Estão confirmadas escolas municipais, estaduais e particulares, projetos sociais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Polícia Rodoviária, Guarda Civil Municipal, SAMU, entre outras organizações. Autoridades municipais e representantes institucionais participam do evento.
