Jornal do Meio Dia
Suzano e Natura firmam parceria para desenvolver embalagens sustentáveis para o setor de cosméticos
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, e a Natura, líder no mercado de beleza e cuidados pessoais na América Latina, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com foco no desenvolvimento de soluções sustentáveis para embalagens utilizadas em cosméticos. A iniciativa busca reduzir emissões de carbono, contribuir para a descarbonização da cadeia produtiva e fortalecer a economia regenerativa no setor.
A aliança estratégica foi formalizada durante a COP30, em Belém, e prevê a realização de uma chamada pública para reunir centros de pesquisa, empresas e startups comprometidos com práticas ambientais responsáveis. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de soluções aplicáveis à produção de embalagens compatíveis com o setor cosmético, como frascos, potes, tampas e outros recipientes, além de embalagens flexíveis, filmes e coatings.
O processo contará com um comitê de avaliação multidisciplinar, responsável por analisar as propostas com base em três critérios prioritários: uso de fontes renováveis, biodegradabilidade e reciclabilidade das soluções apresentadas.
A parceria reforça a estratégia da Suzano, que integra inovação e sustentabilidade ao seu modelo de negócios, voltado ao desenvolvimento de soluções renováveis para diferentes indústrias, incluindo a de embalagens. A empresa mantém um portfólio baseado em matérias-primas renováveis, biodegradáveis e recicláveis, como a linha Greenpack®, voltada ao setor de embalagens.
Para a Natura, o acordo está alinhado ao compromisso de promover a regeneração do planeta por meio de negócios e parcerias estratégicas. A companhia, eleita a empresa mais sustentável do mundo pelo Brand Blueprint Awards da Kantar, estabeleceu a meta de que 100% de suas embalagens sejam reutilizáveis, refiláveis, recicláveis ou compostáveis até 2030. Em 2024, esse índice já alcançou 84,6% nas marcas Natura e Avon na América Latina.
Segundo André Junqueira, diretor de Operações Comerciais da Unidade de Papel e Embalagem da Suzano, a parceria reflete a evolução da empresa ao longo de mais de um século. “Nossa trajetória nos permitiu inovar a partir da fibra do eucalipto, desde a produção de celulose e papéis tradicionais até papéis especiais para embalagens. Essa parceria contribui para metas globais de descarbonização e demonstra como ciência e inovação, aliadas à sustentabilidade, podem transformar indústrias e gerar benefícios reais para as pessoas e para o planeta”, afirmou.
Já Romulo Zamberlan, diretor de Pesquisa Avançada da Natura, destacou o papel da colaboração no avanço das embalagens sustentáveis. “A inovação orientada pela sustentabilidade sempre guiou a Natura. A parceria com a Suzano reforça nossa convicção de que a transformação das embalagens depende de colaboração e tecnologias de baixo carbono. Ao integrar startups, ciência e parceiros estratégicos, aceleramos o desenvolvimento de materiais mais circulares e regenerativos, alinhados à ambição da Natura de se tornar uma empresa regenerativa até 2050”, explicou.
