Publicado
9 meses atrásem
O CarnaPedal Lixo Zero é uma iniciativa inovadora que convida a comunidade a celebrar o Carnaval de forma sustentável. Pedalando pelas ruas de Itapetininga, os participantes têm a oportunidade de se divertir enquanto ajudam a preservar o meio ambiente. Criado pelos idealizadores Cláudia Meneguela e Carlos Maguilinha, o evento busca unir a alegria do Carnaval com a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade.
Cláudia Meneguela, idealizadora do evento, explica que a ideia surgiu a partir de uma conversa com Carlos Maguilinha. “Carlos me procurou para fazermos um desfile de bicicleta no Carnaval, e eu propus que fosse um evento Lixo Zero. A partir daí, unimos nossas ideias para criar o CarnaPedal Lixo Zero, inédito em Itapetininga e na região”, conta Cláudia.
Carlos Maguilinha destaca o tema deste ano: “Um Grito pelo Futuro: Água é Vida, Preserve”. A escolha da água como tema está ligada à comemoração do Dia Mundial da Água, que ocorre em março. “A bicicleta por si só já é sustentável, pois é uma forma de mobilidade ecológica. Queremos transmitir a mensagem de que pedalar é uma forma de cuidar da nossa saúde e do meio ambiente, além de reduzir o estresse causado pelo trânsito. A ideia é unir a diversão do Carnaval com a educação ambiental, preservando nossos espaços públicos e a água, um recurso essencial para todos”, explica Carlos.
A sustentabilidade é o principal pilar do CarnaPedal Lixo Zero, com ênfase na redução de resíduos, reutilização de materiais e reciclagem. Os participantes são incentivados a usar garrafinhas reutilizáveis e fantasias feitas com materiais recicláveis. O evento também promove a conscientização sobre a importância de manter a cidade limpa e de descartar os resíduos de forma correta.
O CarnaPedal Lixo Zero acontecerá no dia 28 de fevereiro (sexta-feira), com duas saídas programadas:
O evento terá como destino final a Praça Marechal Deodoro Fonseca (Largo dos Amores), com uma parada para um palco especial.
Os 30 primeiros ciclistas a se inscreverem ganharão um canudo de bambu sustentável, para incentivar o uso de materiais ecológicos durante a folia.
O evento é aberto à comunidade de todas as idades, com o convite para que todos tragam suas bicicletas, suas fantasias (preferencialmente feitas de materiais recicláveis) e sua energia positiva.
Para garantir a segurança de todos, é essencial que os participantes sigam algumas orientações:
A festa de Carnaval pode (e deve) ser sustentável! Ao pedalar e se divertir de forma consciente, todos podem contribuir para um futuro melhor. Vamos juntos pedalar por uma cidade mais limpa, saudável e consciente!
Projeto “Rio de Sorrisos” oferece atendimento odontológico gratuito para crianças em Itapetininga neste fim de semana
Autoescolas alertam para desinformação sobre possível mudança na formação de condutores
Natal Encantado 2025” traz programação especial e atrações gratuitas em Itapetininga a partir de 5 de dezembro
Itapetininga inaugura Casa da Mulher Paulista para fortalecer atendimento e proteção às mulheres
Fisioterapeuta explica rotina de segurança e monitoramento em residência para idosos
Nova era do Transfer Pricing: especialistas lançam conteúdo gratuito sobre riscos e impactos para multinacionais
There is no slider selected or the slider was deleted.