Redes sociais

Jornal do Meio Dia

Campanha Inverno Solidário 2025 é lançada em Itapetininga com foco na arrecadação de agasalhos e prevenção a golpes

Publicado

em

Na edição do Jornal do Meio-dia desta segunda-feira, 12 de maio, a solidariedade foi o tema da conversa com a primeira-dama de Itapetininga, Simone Brun, e a vice-prefeita Nêta Bueno. As entrevistadas detalharam o lançamento da Campanha Inverno Solidário 2025, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura, com o objetivo de arrecadar roupas, agasalhos e cobertores em bom estado para aquecer o inverno de famílias em situação de vulnerabilidade social.

O lançamento oficial aconteceu na sexta-feira, dia 9 de maio, e a campanha já está em pleno andamento. As doações podem ser entregues diretamente na sede do Fundo Social, localizada na antiga estação ferroviária, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entre os itens mais necessários, segundo as representantes do município, estão roupas de homens e crianças, que geralmente são os mais escassos nas arrecadações. “Roupa de mulher a gente sempre tem bastante, porque as mulheres são mais conscientes e estão sempre renovando o guarda-roupa. Mas as de homem e de criança são as que mais fazem falta”, destacou Simone.

Um dos pontos altos da campanha será o Arrastão Solidário, marcado para o dia 24 de maio, das 8h às 16h. A tradicional ação contará com a participação dos atiradores do Tiro de Guerra, que passarão por diversos bairros da cidade para recolher as doações diretamente nas residências. A população será previamente informada sobre o trajeto nas redes sociais da Prefeitura e do Fundo Social. “É a maior arrecadação da campanha. Pedimos que os moradores deixem suas doações separadas para facilitar a coleta. Os caminhões vão passando pelos bairros e recolhendo tudo com muito cuidado e organização”, explicou a vice-prefeita Nêta Bueno.

Além da zona urbana, a campanha também se estende para a área rural do município. A logística nesse caso conta com a colaboração de agentes comunitários de saúde e das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que identificam as famílias com maior necessidade e garantem que as doações cheguem aos seus destinos corretamente.

Durante a entrevista, Simone Brun também fez um apelo para que os itens doados estejam limpos e em bom estado de uso. “A gente faz uma triagem no Fundo Social, mas quando já chegam lavados e organizados, facilita muito. Afinal, o respeito com quem vai receber também é parte da solidariedade”, afirmou.

Outro ponto importante abordado foi o alerta sobre tentativas de golpe envolvendo o nome do Fundo Social. Segundo Nêta Bueno, golpistas têm se passado por representantes da Prefeitura para pedir doações de alimentos diretamente nas casas. “O Fundo Social não realiza esse tipo de coleta domiciliar. Toda doação deve ser feita diretamente na sede ou em campanhas específicas. Em caso de dúvida, a orientação é ligar para o número 156, o canal oficial de informações da Prefeitura”, reforçou a vice-prefeita.

A expectativa da administração municipal é repetir — e, se possível, superar — o sucesso de campanhas anteriores, que sempre contaram com grande participação da população. “O itapetiningano tem um coração solidário. A campanha já é esperada por muitos que, inclusive, se programam para doar. É um gesto que aquece quem recebe, mas principalmente quem doa”, finalizou Simone.

Para mais informações sobre a Campanha Inverno Solidário 2025, acompanhe os canais oficiais da Prefeitura de Itapetininga.