Jornal do Meio Dia
Maio Amarelo: CPFL Santa Cruz alerta sobre os riscos de acidentes de trânsito com a rede elétrica
Durante o Maio Amarelo, campanha nacional voltada à conscientização para a segurança no trânsito, a CPFL Santa Cruz faz um importante alerta sobre os perigos e impactos de acidentes envolvendo veículos e a rede elétrica. De janeiro a março deste ano, a concessionária registrou 15 interrupções de longa duração no fornecimento de energia em cidades da região de Itapetininga, causadas por colisões contra postes e rompimento de fios — um aumento de 275% em comparação com o mesmo período de 2024.
Além de colocar vidas em risco, esses acidentes comprometem serviços essenciais, como unidades de saúde, e podem gerar prejuízos significativos à população. “A segurança é um valor inegociável da CPFL. Por isso, aderimos ao Maio Amarelo para reforçar os impactos desses acidentes na rede elétrica”, destaca Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia.
Segundo a concessionária, colisões contra postes exigem operações complexas de reparo, realizadas em etapas que envolvem a eliminação de riscos elétricos, restabelecimento parcial da energia e posterior reconstrução da estrutura. Em casos mais graves, é preciso aguardar a perícia policial e a remoção do veículo para iniciar o trabalho.
A CPFL também alerta que, quando identificado o culpado pelo acidente, este pode ser responsabilizado financeiramente. A substituição de um poste pode custar entre R$ 3 mil e R$ 14 mil, dependendo dos equipamentos danificados.
Dicas de segurança da CPFL:
-
Se houver queda de cabos, permaneça dentro do veículo e acione a CPFL Santa Cruz pelo 0800-772 2196.
-
Em caso de risco como incêndio, saia do veículo sem tocar na lataria e com os pés juntos, sem alternar as passadas.
-
Pedestres devem manter distância de fios caídos e nunca tentar afastá-los, mesmo com objetos.
Outras orientações estão disponíveis no site do programa Guardião da Vida: https://guardiaodavida.com.br.
