Jornal do Meio Dia
Festa de São Roque em Itapetininga começa nesta sexta-feira com programação religiosa e quermesse tradicional
A tradicional Festa de São Roque começa nesta sexta-feira, 1º de agosto, em Itapetininga (SP), com programação especial na Paróquia São Roque, localizada na Vila Rio Branco. O evento religioso e cultural segue até o dia 10 com a quermesse e, de 8 a 17 de agosto, com a novena em honra a São Roque.
O destaque deste ano é o reconhecimento nacional da Festa de São Roque como patrimônio cultural imaterial, integrando agora o calendário oficial de festas religiosas e turísticas do Brasil, segundo informou o Padre Ivan Soares em entrevista ao Jornal do Meio-dia, nesta terça-feira (29 de julho).
A programação religiosa contará com missas diárias, cada uma presidida por um padre convidado, incluindo a presença do Bispo Dom Luiz na abertura da novena e de Dom Cardoso no dia 10. A tradicional procissão em homenagem a São Roque será realizada no dia 17, seguida da missa solene de encerramento. No sábado, dia 10, acontece também a bênção dos animais, às 10h e às 15h.
Na parte festiva, a quermesse da Paróquia São Roque oferecerá alimentos típicos como pamonha, bolo de milho, croquete e o já conhecido Rock Burger, que neste ano terá uma nova receita. A tradicional sopa de milho, bastante procurada nos dias frios, também estará no cardápio. A venda dos produtos será feita por meio de cartões recarregáveis, reutilizáveis de edições anteriores, e com apoio de voluntários para orientar o público.
A festa contará com apresentações musicais e culturais aos fins de semana e rodadas de bingo nos dias 1, 2, 3, 6, 7, 8, 9 e 10 de agosto. O encerramento será marcado pela participação do grupo de jovens da paróquia, com um momento de louvor e agradecimento a todos os envolvidos.
Segundo o Padre Ivan, mais de 500 voluntários estão engajados na organização. Toda a renda arrecadada será destinada às obras sociais da Paróquia São Roque, como a finalização do salão catequético, ações da Pastoral da Moradia, apoio ao Grupo Esperança Viva (que atua na recuperação de dependentes químicos), e melhorias nas comunidades atendidas pela paróquia.
“A Festa de São Roque é uma celebração de fé, tradição e solidariedade. É aberta a todos e é um momento de união da comunidade. Quem ainda não participou, está convidado. Venha conhecer e experimentar nossa sopa de milho, que é sucesso!”, convidou o padre.
