Redes sociais

Brasil e o Mundo

Cônsul da Embaixada da Malásia em São Paulo participa de reunião no Ciesp Sorocaba

Publicado

em

Visando aumentar a presença no mercado brasileiro, o cônsul e adido comercial da Embaixada da Malásia em São Paulo, Haikal Hanib e seu assessor econômico e comercial, Kossi Telou, estiveram participando, na manhã da última quarta-feira (14/06), na sede da Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), de uma reunião com um grupo de empresários sorocabanos.

O cônsul foi recebido pelo diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, que destacou a importância da parceria. “Essa reunião com o cônsul, juntamente com um grupo de industriais e conselheiros do Ciesp, teve como objetivo iniciarmos as tratativas de intercâmbio entre o Brasil e a Malásia, mas focando principalmente nas indústrias de Sorocaba e região. A Malásia é um país que fica no sudeste asiático e tem alta tecnologia. Por exemplo, eles são fabricantes de semicondutores que hoje importamos da China. É um país ainda desconhecido pelos empresários brasileiros, mas por tudo que foi apresentado nessa reunião, com certeza, podemos dar um início a parceria bastante produtiva”, explicou Syllos.

Segundo Haikal Hanib, o governo da Malásia vê o Brasil como um parceiro comercial em potencial. “Acreditamos que essa aproximação pode oferecer muitas oportunidades para ambos os países. Essa é minha segunda visita à Sorocaba e vejo que temos uma enorme oportunidade de futuramente fazermos um encontro virtual de negócios entre as empresas da Malásia e da região de Sorocaba. O Ciesp será nosso parceiro institucional para esse projeto e faremos isso também por meio de uma instituição que represente as indústrias malaias”, destacou.

Sobre a possibilidade de fazer um encontro virtual de negócios, Syllos observou que será necessário fazer um levantamento dos principais produtos que as empresas da região podem exportar para a Malásia e vice-versa. “A economia malaia sofreu um rápido processo de industrialização a partir dos anos 1990. Com o avanço das indústrias e da tecnologia, o país ganhou posição entre os chamados Tigres Asiáticos. Neste contexto, as indústrias como a automotiva e petroquímica ganharam destaque no país e podem ter forte sinergia com nosso mercado regional”, explicou o diretor.

Para Fernando Cesar, CEO da empresa Uniq, que oferece soluções digitais para transporte urbano, uma das possibilidades de negócios é o desenvolvimento de projetos de mobilidade. “Tive a oportunidade de conhecer o cônsul Haikal no Fórum Sorocaba 2050, realizado em abril, no Parque Tecnológico de Sorocaba. Na ocasião, o cônsul ficou muito interessado em desenvolver parcerias de tecnologia, principalmente num acordo de cooperação tecnológica entre os dois países”, ressaltou.

Syllos comentou ainda que a partir dessa reunião no Ciesp Sorocaba foi possível definir algumas agendas de trabalho. “Na sequência de trabalhos será possível o desenvolvimento de novos produtos que possibilitem a otimização da exportação para a região asiática. Além disso, as empresas da região de Sorocaba poderão acessar o mercado asiático por meio de joint-ventures com empresas malaias e poderão ser também um ponto de apoio para que os produtos da Malásia sejam distribuídos na América do Sul. Resumindo, o governo malaio está muito interessado no que acontece aqui e nós certamente estamos muito interessados no que eles têm a oferecer”, concluiu.

Sobre o Ciesp

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 8 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba, que em 2020 completou 70 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.

A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *