Redes sociais

Destaques

Programa de Atenção ao Paciente Idoso (Papi) e Ambulatório de Pneumologia de Itapetininga terão novo endereço

Publicado

em

O Programação de Atenção ao Paciente Idoso (Papi) e Ambulatório de Pneumologia de Itapetininga irão mudar de endereço. O Papi oferece atendimento exclusivo para as pessoas acima de 60 anos. O serviço de saúde é de graça. O novo espaço será na rua Coronel Afonso, 603, Centro. A unidade começa atender a partir do dia 4 de setembro, em nova localidade. A intenção é melhorar ainda mais o acolhimento ao público, com a unidade mais próxima da área central da cidade.
Em média, são atendidas 500 pessoas por mês por uma equipe multidisciplinar. Dois médicos geriatras fazem as consultas quatro vezes por semana. Tem ainda enfermeiro, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e nutricionista. O serviço conta com consultas agendadas e funciona das 7h às 17h de segunda a sexta. O local é mantido pela Secretaria Municipal de Saúde.
Cada paciente é submetido a uma investigação para diagnosticar a doença. Eles iniciam o tratamento no momento que são acolhidos pelo programa, através de encaminhamentos realizados pela atenção básica. A finalidade do Papi é recuperar e promover a autonomia dos idosos. Isso se dá através de um atendimento especializado e multiprofissional que acarreta a diminuição de internações e doenças.
O projeto atende pacientes com diversas doenças, como pessoas com sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), Mal de Parkinson, Alzheimer, Diabetes e Hipertensos, que são consideradas as de maiores incidências. Os idosos precisam comparecer na unidade. Só em casos de pacientes acamados uma equipe se desloca para casa prestar atendimento.