Destaques
Mutirão contra a Dengue em Itapetininga mobiliza esforços para combater o Aedes Aegypti
No Jornal do Meio-dia desta sexta-feira, 16 de fevereiro, Claudinei Timóteo da Costa, Supervisor de Campo do setor de controle de vetores em Itapetininga, foi o convidado para falar sobre uma ação no combate ao mosquito Aedes Aegypti: o Mutirão contra a Dengue. Nos dias 17 e 18 de fevereiro, sábado e domingo, cerca de 80 colaboradores e servidores da Prefeitura de Itapetininga se unirão para percorrer as vilas Hungria, Reis e Regina, recolhendo materiais inservíveis que possam se tornar criadouros do7a mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
A Vigilância Epidemiológica destaca a importância da participação ativa dos moradores, pedindo que separarem e coloquem em suas calçadas todos os itens que possam acumular água. No sábado, dia 17, as equipes realizarão o recolhimento das 7 da manhã às 16h30, enquanto no domingo, dia 18, as ações estarão concentradas nos bairros das 7h às 13h.
O mutirão contará com diversos caminhões na limpeza e é resultado de uma ação integrada entre as pastas da Educação, Serviços Públicos, Obras e Saúde, além da Defesa Civil Municipal. É importante ressaltar que materiais como entulho, poda de árvores e madeira não serão recolhidos pelas equipes, devendo ser destinados ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV).
O principal objetivo é prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito, ao mesmo tempo em que conscientiza os moradores sobre o descarte correto de materiais propícios à criação de criadouros. Seis equipes do Controle de Vetores, em coordenação com as secretarias municipais, atuarão de forma coordenada para retirar os materiais inservíveis deixados pelos moradores em frente às suas residências.
A população pode colaborar seguindo o cronograma, deixando os resíduos na calçada nas datas e horários correspondentes à programação. Além disso, é possível contribuir no combate ao mosquito Aedes Aegypti denunciando áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo. As denúncias podem ser feitas através dos seguintes contatos:
Setor de Controle de Vetores: (15) 3273-2567
Ouvidoria SUS: 0800 774-3990
SAC: 156
Estes serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Importante ressaltar que as denúncias serão apuradas pelos setores de fiscalização, com multa prevista superior a R$ 2 mil para casos de descarte irregular.