Redes sociais

Destaques

Dia Internacional do Autismo: Delegada Júlia Nunes destaca importância da inclusão e combate ao preconceito

Publicado

em

No Jornal do Meio-dia, desta terça-feira, 02 de abril, a Delegada Titular da DDM de Itapetininga, Júlia Nunes, falou sobre questões relacionadas ao Dia Internacional do Autismo, celebrado nesta data.

Durante a entrevista, a delegada enfatizou o papel da informação como ferramenta libertadora na luta contra o preconceito. Segundo ela, é essencial reconhecer e respeitar as diferenças individuais, não apenas dos autistas, mas de todos os membros da sociedade. “Cabe a nós pensarmos, o que preciso fazer para que um autista se sinta bem numa escola, o que eu preciso fazer para um autista se sentir bem num restaurante, e agir assim, para que eles e a família se sintam bem”, destacou Nunes, que na ocasião falou não apenas como delegada, mas, como irmã de uma autista, a Alice, de 29 anos.

A Delegada salientou a necessidade de uma atuação efetiva por parte da sociedade civil, promovendo a inclusão e respeitando os direitos garantidos por lei. No entanto, ela lamentou a falta de infraestrutura adequada nas escolas regulares, como a carência de material adaptado e corpo docente especializado, o que muitas vezes força as famílias a recorrerem à justiça para garantir a inclusão de seus filhos autistas.

“É fundamental falar sobre esse assunto não apenas no Dia Internacional do Autismo, mas durante todo o ano. Precisamos nos aprimorar, nos adaptar, não julgar, e entender o que podemos fazer como não autistas para construir uma sociedade mais inclusiva”, ressaltou a delegada.

Para concluir, Nunes fez um apelo à população: “Na maioria das vezes, as pessoas têm vergonha de procurar uma delegacia para denunciar um abuso com um autista, pois na maioria das vezes já estão cansados de passar por situações desagradáveis. Quando testemunharem casos de descaso, é fundamental denunciar, registrar boletim de ocorrência, para que a segurança pública possa agir e implementar políticas mais eficazes de proteção aos autistas.”