Redes sociais

Jornal do Meio Dia

Prefeitura de Itapetininga prepara atividades da Campanha Maio Amarelo 2024

Publicado

em

A Prefeitura de Itapetininga por meio da Secretaria de Trânsito, a exemplo de anos anteriores, vai realizar atividades e ações referentes a Campanha Maio Amarelo.

A proposta da Campanha Maio Amarelo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito.

O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

Na quinta-feira, dia 09, colaboradores da Sabesp participarão da campanha, assistindo a palestra sobre o tema, ministrada pela GCM.

Já nos dias 13, 15 e 17 de maio, alunos da EMEI Valter Aliberti Júnior, e EMEFs Jandyra Vieira Marcondes e Zarife Iared assistirão a palestra sobre o tema e, no final, receberão folders da Campanha Maio Amarelo, totalizando mais de 1.000 estudantes.

No dia 21, é a vez dos alunos da escola da Varginha assistirem à palestra e, no dia 23, será ministrada a última palestra na escola Eudóxia Ferraz, no Distrito do Tupi.

Na zona rural serão alcançados mais de 300 estudantes.

Nos principais cruzamentos da cidade foram colocadas faixas de conscientização no trânsito, que permanecerão até o fim do mês de maio.

Vale ressaltar que nos principais cruzamentos estão sendo pintadas ou revitalizadas as faixas de pedestre, bem como a manutenção dos semáforos, para garantir a segurança de todos no trânsito.

Em 2024, o tema da Campanha é “Paz no Trânsito Começa por Você”.

“É um momento importante, de reflexão de todos nós. É fazer a sociedade refletir um pouco sobre a importância que precisamos colocar no dia a dia de nossas famílias, de todos os órgãos envolvidos na segurança viária. É muito importante a gente preservar vidas no trânsito”.

“O Brasil, infelizmente, vem tendo um desempenho não satisfatório. A gente tem muitas mortes no trânsito, em nossas ruas, vias e estradas”.

Quando a gente fala de paz no trânsito, a gente fala de atitudes. Atitudes que minimamente ou majoritariamente promovem a vida.

Ser capaz de se colocar no lugar do outro, ter empatia e paciência.

No trânsito urbano, isso é mais incomum ainda.

Nessa loucura que a gente tem, com o tic-tac do relógio pressionando o nosso tempo, fazendo com que a nossa cabeça pense mil coisas ao mesmo tempo, a paciência, muitas vezes, nos falta.

E essa impaciência pode ser refletida na agressividade ou na falta de atenção, como em um atropelamento, ceifando alguma vida.