Redes sociais

Jornal do Meio Dia

Neste sábado e domingo: os bairros Taboãozinho, Nova Era, Cruzeiro do Sul, Gramados I e II, e Vila Recreio recebem o Mutirão contra a Dengue

Publicado

em

Com foco no combate à dengue, os bairros Taboãozinho, Nova Era, Cruzeiro do Sul, Gramados I e II, e Vila Recreio em Itapetininga receberão o Mutirão contra a Dengue neste sábado e domingo: dias 25 e 26 de maio.

Aproximadamente 80 colaboradores e servidores da Prefeitura de Itapetininga percorrerão esses bairros para recolher materiais inservíveis que possam armazenar água, visando eliminar focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

A Vigilância Epidemiológica orienta os moradores a separarem e colocarem na calçada todos os itens inservíveis que possam acumular água.

Cronograma das Ações

Sábado, 25 de maio: As equipes recolherão os materiais das 7h às 16h30.

Domingo, 26 de maio: As ações ocorrerão das 7h às 12h.

Serão utilizados diversos caminhões para a limpeza.

A iniciativa é uma ação multidisciplinar envolvendo as secretarias de Educação, Serviços Públicos, Obras, Meio Ambiente e Saúde, além da Defesa Civil Municipal.

Materiais como entulho, poda de árvores e madeira não serão recolhidos e devem ser levados ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV).

O objetivo é prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito da dengue e outros vetores, além de conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água.

Durante a ação, seis equipes do Controle de Vetores, com apoio das secretarias municipais, retirarão materiais inservíveis deixados pelos moradores em frente às suas residências e limparão locais com descarte irregular de materiais.

A população pode ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti denunciando áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo pelos seguintes contatos.

Setor de Controle de Vetores: (15) 3273-2567
Ouvidoria SUS: 0800 774-3990
SAC: 156

Todos os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização, com multa prevista superior a R$ 2 mil.