Jornal do Meio Dia
Deputada federal Simone Marquetto destaca atuação em prol da educação no Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Convidada para participar do XXXIII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, sediado em Itapetininga, a deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP) destacou as ações desenvolvidas por meio do mandato como parlamentar na Câmara Federal e também como ex-prefeita do município de Itapetininga, na noite desta terça-feira, dia 20.
“É muito bom receber o Brasil em Itapetininga. A gente fica muito feliz. Em nome do presidente da União Nacional dos Conselhos, quero cumprimentar todos os educadores, conselhos e convidados presentes neste evento de grande importância para a nossa região”, iniciou o pronunciamento a parlamentar Simone Marquetto.
A deputada federal Simone Marquetto citou que durante a gestão como prefeita de Itapetininga, o município foi considerado como o 1º colocado no Índice de Governança Municipal, segundo o relatório do Conselho Federal de Administração pela importante avaliação na Educação. O convite foi feito pelo diretor-geral das Faculdades FKB, da Fundação Karnig Bazarian, Rodrigo Furtado e pelo presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Manoel Humberto Gonzaga Lima.
Educadora, jornalista e relações públicas, a deputada federal Simone Marquetto agradeceu a presença do conselheiro Cláudio Salomão que ajudou a trazer a Faculdade de Medicina para Itapetininga. O grande sonho do município.
“Foram três anos de muito trabalho e o senhor nos ajudou muito. Enquanto prefeita, trabalhei para resgatar o título de Itapetininga, a Terra das Escolas”, disse Marquetto.
Como deputada federal, Simone Marquetto falou das ações desenvolvidas em Brasília. É autora do Projeto de Lei que garante o protocolo individualizado de avaliação, para alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento, como o Transtorno do Expectro Autista, além disso, também garante o direito a uma aprendizagem significativa e eficaz para todo o Brasil. Também é autora do Projeto de Lei que cria a profissão de Multimídia no Brasil.
Pensando na segurança pública, na Câmara Federal, a deputada Simone Marquetto também é autora do PL que torna obrigatória a instalação de detectores de metais em Instituições de ensino públicas e privadas. Autora também do Projeto de Lei, que cria as Repúblicas.
O programa “Repúblicas” masculina e feminina funciona em Itapetininga e se tornou programa no governo de São Paulo. Oferece maior proteção para as jovens, que ao longo da sua infância e adolescência não foram reintegradas à família e nem foram adotadas. E ao atingir 18 anos, deixam obrigatoriamente as instituições de acolhimento.
Ainda sobre Educação em Brasília, a deputada federal Simone Marquetto trabalhou para o retorno do programa Jovem Aprendiz na Câmara dos Deputados que insere o jovem no mercado de trabalho. Para a categoria do Transporte Escolar, é autora do PL que concede isenção de IPI na aquisição de veículos por condutores do transporte escolar.
Com relação a Educação, a parlamentar salientou que também atua contra o racismo. É autora de projetos, um que proíbe que torcedores estrangeiros racistas retornem ao Brasil e o que obriga publicidade nos campos de futebol contra o racismo.
“Em Brasília, faço parte da Comissão de Obras Paralisadas ou Inacabadas e estou a disposição dos prefeitos para ajudar no que puder auxiliar. No meu mandato como prefeita, concluímos todas as obras de escolas paradas e entregamos para a população”, disse a parlamentar.
A deputada federal Simone Marquetto concluiu falando do Plano Nacional de Educação visando maior interesse no pedagógico e educação familiar.