Redes sociais

Manhã Super Difusora

Declínio cognitivo e perda auditiva: fonoaudióloga Maura Regina Laureano aborda a relação no Manhã Super Difusora

Publicado

em

No programa Manhã Super Difusora desta quinta-feira, 10 de outubro, a fonoaudióloga Dra. Maura Regina Laureano, especialista da FONEC, falou sobre saúde auditiva: a relação entre a perda de audição e o declínio cognitivo.

Durante a entrevista, Dra. Maura explicou que a perda auditiva pode afetar outros sentidos, o que acaba influenciando diretamente a cognição. Ela citou estudos recentes, como o relatório do Comitê de Prevenção e Cuidados da Demência, que aponta 12 fatores de risco para demência e declínio cognitivo. Entre esses fatores, a perda auditiva é destacada como o mais importante, representando 8% dos casos preveníveis de demência.

A especialista enfatizou a importância de realizar exames auditivos regularmente a partir dos 50 anos, como uma forma de prevenção que pode ajudar a evitar problemas mais sérios para a saúde mental e cognitiva.

Para saber mais sobre o impacto da perda auditiva na saúde cognitiva, confira a entrevista completa com a Dra. Maura Laureano no nosso canal oficial no YouTube.