Destaques
Pagamento do IPVA 2025 no Estado de São Paulo começa nesta segunda-feira (13)
Publicado
11 meses atrásem
Os contribuintes que optarem por pagar o IPVA 2025 em cota única no mês de janeiro terão direito a um desconto de 3%. Há também a possibilidade de parcelar o imposto em até cinco vezes, de janeiro a maio, desde que a primeira parcela seja paga em janeiro. Aqueles que preferirem pagar o valor integral em fevereiro não terão desconto nem opção de parcelamento.


As alíquotas do IPVA 2025 em São Paulo variam conforme o tipo de veículo. Automóveis e comerciais leves estão sujeitos a uma alíquota de 4% sobre o valor venal, conforme a Tabela Fipe. Veículos zero quilômetro têm o imposto calculado com base no valor da nota fiscal. Carros com mais de 20 anos de fabricação estão isentos do pagamento do IPVA.
O pagamento do IPVA 2025 pode ser feito de diversas formas, incluindo Pix, internet banking, aplicativos bancários, terminais de autoatendimento, e em casas lotéricas. O Pix, por sua agilidade, é a forma preferencial, devendo ser realizado exclusivamente através do site da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP).
Ao utilizar o Pix, o contribuinte deve acessar o site pixveiculos.fazenda.sp.gov.br, gerar o QR code e confirmar que o pagamento está sendo direcionado à Secretaria da Fazenda, com CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil.
O pagamento também pode ser feito diretamente na rede bancária credenciada utilizando o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (RENAVAM). Assim que o pagamento é concluído, a baixa no sistema é automática.
Os contribuintes que não quitarem o IPVA dentro do prazo estarão sujeitos a uma multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% do valor do imposto, além de juros baseados na taxa Selic. Após 60 dias, o débito será inscrito na Dívida Ativa do Estado, podendo resultar em restrições como bloqueio do licenciamento do veículo e inclusão no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin Estadual).
Além disso, o não pagamento do IPVA configura infração gravíssima, resultando em multa de R$ 293,47, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e possibilidade de apreensão do veículo, com custos adicionais de remoção e estadia no pátio do Detran.
Os proprietários devem estar atentos aos prazos e escolher a forma de pagamento mais conveniente para evitar complicações e encargos adicionais.
Projeto “Rio de Sorrisos” oferece atendimento odontológico gratuito para crianças em Itapetininga neste fim de semana
Autoescolas alertam para desinformação sobre possível mudança na formação de condutores
Natal Encantado 2025” traz programação especial e atrações gratuitas em Itapetininga a partir de 5 de dezembro
Itapetininga inaugura Casa da Mulher Paulista para fortalecer atendimento e proteção às mulheres
Fisioterapeuta explica rotina de segurança e monitoramento em residência para idosos
Nova era do Transfer Pricing: especialistas lançam conteúdo gratuito sobre riscos e impactos para multinacionais
There is no slider selected or the slider was deleted.