Brasil e o Mundo
Deputado apresenta projeto pelo uso do Cordão de Girassol no Estado

O deputado estadual Edson Giriboni (União), apresentou projeto de lei que regulamenta o uso do “Cordão de Girassol”; como instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não são
imediatamente identificadas, como autismo, transtorno de déficit de atenção, demência, doença de Crohn e fobias extremas.
“O cordão de girassol já é um instrumento de identificação reconhecido e aprovado em diversos países, alguns Estados e em cidades no Brasil e no mundo”, justifica Giriboni, autor da iniciativa.
O cordão de girassol é uma faixa estreita verde, parecida com os cordões usados em crachás, estampada com desenhos de girassóis e foi criado em 2016 por funcionários do aeroporto Gatwick, em Londres.
O projeto de lei 12/2023, que trata do cordão de girassol, foi encaminhado para a análise pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais e para Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.
Caso receba o aval dessas comissões, o projeto fica apto para ser colocado em votação no plenário da
Assembleia Legislativa.