Redes sociais

Agronegócio

Confira as tendências de consumo de frutas e hortaliças

Publicado

em

Foi visível que a pandemia trouxe algumas mudanças no perfil de consumo do brasileiro e também do consumidor mundial. Muitas tendências para frutas e hortaliças se fortaleceram na pandemia, e agora seguem como importantes drivers para o setor, como a conveniência, a praticidade, a segurança e origem do alimento. Cada vez mais o consumidor quer saber da história daquele produto: de onde vem, quem foi o produtor.

Apesar de, para o consumidor nem sempre estar claro, isso está diretamente relacionado à rastreabilidade.

O consumidor também busca novos produtos, sabores e experiências, além de ter acesso aos produtos o tempo todo. Para o setor de frutas e hortaliças, é um desafio, visto que existe a sazonalidade, e nem sempre isso está claro para o consumidor. Vendo esta demanda, percebemos que INFORMAÇÃO é a palavra de ordem: o consumidor precisa saber mais sobre o que consome, para que seja mais fácil decidir o que comprar, quando comprar e de quem comprar.

Olhando do lado das empresas, uma importante necessidade, que é também uma demanda dos consumidores (não só no Brasil, mas no mundo) é a sustentabilidade. O mundo precisa trabalhar ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês, ou Ambiental, Social e Governança, em português), inclusive nas empresas do setor de frutas, hortaliças e flores, independentemente de seu tamanho. Em breve, para manter seu produto no mercado, essas preocupações ambientais, sociais e de governança serão indispensáveis. Alguns pontos que já vem sendo bem discutidos são relacionados à embalagem, com o uso de menos plástico.